Repertório 451 MHz,

451 MHz estreia temporada com encontros d’A Feira do Livro 2025

Em julho, podcast completa seis anos e celebra com quinze episódios com grandes conversas do festival literário

04jul2025

No mês em que comemora seu sexto aniversário, o 451 MHz preparou um presente para os ouvintes. Enquanto entra em modo férias das entrevistas realizadas pelo apresentador Paulo Werneck e a colunista Bruna Beber, ao longo de julho o podcast da revista dos livros apresenta uma temporada especial com conversas d’A Feira do Livro 2025

Serão quinze programas, com temas variados — literatura, democracia, feminismo, alimentação, velhice, séries de TV e mais — discutidos em mesas que fizeram sucesso no festival literário paulistano, que aconteceu em junho. Ou seja, a partir de sexta, 4 de julho, a cada dois dias, um episódio novo do 451 MHz vai ao ar.

Entre os convidados d’A Feira que estarão no podcast estão Aline Bei, Amara Moira, Cidinha da Silva, Elisama Santos, Lázaro Ramos, Lola Aronovich, Mary del Priore, Raphael Montes, Marcelo Rubens Paiva, Neide Rigo e muitos outros.

O jornalista Eugênio Bucci e o o historiador Carlos Fico (Flavio Florido)

No episódio que inaugura a série, o 451 MHz traz uma conversa entre o historiador Carlos Fico, autor de Utopia autoritária brasileira: como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República até hoje (Crítica), e o jornalista Eugênio Bucci, que lançou Que não se repita: a quase morte da democracia brasileira (Seja Breve) e A razão desumana: cultura e informação na era da desinformação inculta (Autêntica). 

Eles se encontraram na mesa 40 anos de Democracia, no primeiro dia d’A Feira do Livro. O encontro foi mediado pela jornalista Flávia Marreiro, chefe do escritório da BBC Brasil em São Paulo, e já está no ar. Ouça aqui ou nos tocadores.

A Feira do Livro 2025

A quarta edição d’A Feira do Livro aconteceu de 14 a 22 de junho, na praça Charles Miller, no Pacaembu. Realizado pela Associação Quatro Cinco Um, pela Maré Produções e pelo Ministério da Cultura, o festival literário paulistano, a céu aberto e gratuito, reuniu mais de duzentos autores e autoras do Brasil e do exterior em uma programação com mais de 250 atividades, entre debates, oficinas, contações de histórias e encontros literários. Todos os episódios do 451 MHz com encontros d’A Feira do Livro 2025 foram realizados com apoio do Ministério da Cultura e têm apresentação exclusiva da Petrobras.

451 MHz

Lançado em 2019, o podcast 451 MHz traz entrevistas com grandes autoras e autores, críticos e leitores sobre livros que acabaram de ser publicados no Brasil, além de bate-papos em torno de temas relevantes para a sociedade relacionados ao universo literário – seja na ficção, não ficção, poesia, crônica ou ensaio. 

Desde fevereiro deste ano, além dos dois episódios regulares quinzenais publicados às sextas-feiras, o programa ganhou um terceiro episódio mensal: um encontro realizado em edições anteriores d’A Feira do Livro passou a ser publicado em formato de podcast, também em uma sexta.

Entre esses episódios, estão alguns dos mais ouvidos neste ano até agora. Um deles foi a conversa entre o pensador Antônio Bispo dos Santos e a colunista da Quatro Cinco Um Bianca Tavolari, gravada em 2023, seis meses antes da morte de Bispo – ouça aqui. Outro episódio entre os mais ouvidos é o encontro de Geni Núñez com Vera Iaconelli, que aconteceu na edição de 2024 d’A Feira do Livro

Desde abril, o 451 MHz ganhou uma nova produtora, Beatriz Souza, e, no mesmo mês, o programa apresentou outra grande novidade: a estreia de Bruna Beber, um dos grandes nomes da poesia brasileira contemporânea, como colunista. Uma vez por mês, a poeta e tradutora fluminense soma seu repertório literário ao podcast. 

Entre outros convidados, Beber conversou com a curadora Ana Lima Cecilio sobre Paulo Leminski, autor homenageado da FLIP 2025; falou sobre Eve Babitz, cronista da Hollywood dos anos 70 com a jornalista Adriana Ferreira Silva e a tradutora Cecília Madonna Young; e esteve com o grande poeta mineiro Francisco Alvim, em um programa sobre poesia.

No segundo semestre, o podcast dos livros volta com mais novidades.