Podcast,

Retrospectiva 451 MHz

Drummond, Emicida, Elena Ferrante, Amazônia e mais: relembre todos os episódios do podcast da revista dos livros em 2020

13jan2021

Enquanto o 451 MHz não volta, preparamos uma retrospectiva de como foi o podcast da revista dos livros em 2020. Tem cinema, psicanálise, filosofia, história, jornalismo, política, direito, antropologia, música, alimentação e, é claro, muita literatura.

#11 Murakami, carnaval
No primeiro episódio de 2020, uma conversa sobre as memórias de infância do escritor japonês Haruki Murakami com a tradutora Rita Kohl e o escritor Arthur Dapieve. No segundo bloco, Marília Kodic, editora da Quatro Cinco Um, conversa com o escritor Alberto Mussa sobre os sambas do carnaval carioca 2020.
Clique aqui para ouvir.

#12 Cinema, psicanálise, poesia, carnaval
O diretor de Bacurau Kleber Mendonça Filho e a psicanalista Maria Rita Kehl falam sobre cinema, psicanálise, cultura, crítica, Brasil e outros temas no primeiro bloco. Em seguida, o apresentador Paulo Werneck e o repórter Chico Felitti conversam com o poeta Ismar Tirelli Neto. Por fim, Rafael Freitas da Silva comenta sobre seu livro O Rio Antes do Rio, que inspirou o enredo da Portela em 2020.
Clique aqui para ouvir.

#13 Marighella, cidades
O apresentador conversa com Mário Magalhães, autor da biografia de Carlos Marighella, recém-adaptada para o cinema, e com a atriz Maria Marighella, neta do líder revolucionário, que atua no filme e trabalha na publicação dos escritos do avô. Em seguida, a ensaísta Bianca Tavolari fala sobre a seção que passa a editar na Quatro Cinco Um, sobre a história, a vida e o futuro das cidades.
Clique aqui para ouvir.

#14 Maníacos por papéis, Brasil autoritário
Uma conversa sobre a mania de acumular papéis com o colecionador Pedro Corrêa do Lago, a historiadora especializada em arquivos Silvana Goulart e a jornalista Mariana Delfini. Em seguida, os professores de direito Luciana Silva Reis e Rafael Mafei, do centro de pesquisas Laut, que inicia parceria de conteúdo com a Quatro Cinco Um, falam sobre a presença autoritária na história do Brasil.
Clique aqui para ouvir.

#15 Amyr Klink em terra firme
Uma edição especial dedicada ao escritor Amyr Klink, que em 1984 cruzou o Atlântico num barco a remo. A aventura rendeu o clássico "Cem dias entre céu e mar", recém-lançado em audiobook. Confinado em casa durante a crise do coronavírus de março de 2020, Klink falou sobre ansiedade a bordo e em terra firme, medo, superação, viagens, literatura, ambiente, sociedade, entre perrengues e anedotas.
Clique aqui para ouvir.

#16 Bertolt Brecht Brasil
Uma conversa com o poeta e tradutor André Vallias, responsável pela mais completa edição de poemas de Bertolt Brecht no Brasil, e o crítico literário Kelvin Falcão Klein. Os dois falam sobre a movimentada trajetória de Brecht, sobre um certo “tropicalismo” de sua obra, sua relação com as vanguardas e com a arte popular e outros aspectos ligados à vida e à poética do autor alemão.
Clique aqui para ouvir.

#17 A poeta e o tradutor
Uma porta de entrada para o universo de Elizabeth Bishop. A homenageada da Flip 2020 é apresentada por seu tradutor: o poeta Paulo Henriques Britto fala da vida e da obra da americana, da relação dela com o Brasil, dos desafios de traduzir poesia e das opiniões políticas dela, que apoiou o golpe de 64.
Participações especiais: Angélica Freitas e Flora Thomson-DeVeaux.
Clique aqui para ouvir.

#18 A morte (e a vida) segundo Manuel Bandeira
A tuberculose forçou Manuel Bandeira (1886-1968) a renunciar a escolhas e a levar uma "longa vida provisória" isolado em sanatórios e em seu quarto de doente, tendo a morte sempre à espreita. Autor do estudo Humildade, Paixão e Morte, o crítico Davi Arrigucci Jr. explica como Bandeira fez da poesia uma meditação filosófica e um aprendizado sobre a morte.
Participação especial: Alice Sant'Anna.
Clique aqui para ouvir.

#19 Ferrante, Starnone: as mentiras e os segredos dos escritores
Que mentiras Elena Ferrante nos conta? Que segredos Domenico Starnone nos esconde? A crítica Eliane Robert Moraes e o tradutor Maurício Santana Dias conversam sobre a genial escritora que levou a literatura italiana para as listas de mais vendidos e o hábil narrador dos impasses amorosos de nosso tempo.
Participação especial: Antonio Fagundes.
Clique aqui para ouvir.

#20 Jornalismo independente: a Pública e o Fluxo
Enquanto o noticiário pega fogo, o jornalismo nunca despertou tanto interesse e debate. Este episódio reúne criadores de projetos sem fins lucrativos que oxigenam a imprensa brasileira e inspiram a sustentação de iniciativas independentes. Natália Viana, da Agência Pública, e Bruno Torturra, do Fluxo, falam sobre política, fake news, ética e estética do jornalismo.
Clique aqui para ouvir.

#21 Luiz Gama no campo de batalha
Não há como falar em pensamento brasileiro e antirracismo sem citar Luiz Gama. O professor e jurista Silvio Almeida e a professora de literatura Ligia Fonseca Ferreira, organizadora de novo livro de Gama, debatem a atualidade desse pioneiro dos direitos humanos que se libertou da escravidão e defendeu os desvalidos com as armas do direito e do jornalismo.
Participação especial: Antônio Pitanga.
Clique aqui para ouvir.

#22 Ditadura e literatura
Em tempos de ascensão do autoritarismo, a literatura brasileira mostra interesse crescente pela ditadura militar (1964-85). Autor de romances e contos ambientados no Brasil dos anos 70, Bernardo Kucinski conversa com a historiadora e crítica Heloisa Starling sobre as representações literárias da tortura, da censura, do "desaparecimento" de pessoas e da repressão aos ideais democráticos.
Clique aqui para ouvir.

#23 Meio intelectual, meio de esquerda: 10 anos depois
Uma conversa sobre literatura, imprensa, roteiro, história e política com o escritor Antonio Prata, autor da antologia de crônicas Meio Intelectual, Meio de Esquerda, marco literário da geração que se criou no período da redemocratização no Brasil.
Clique aqui para ouvir.

#24 Casa-grande & quarto de empregada
A empregada doméstica está ao mesmo tempo no centro e nas margens da sociedade brasileira. Autoras de obras sobre empregadas, Anna Muylaert e Preta-Rara conversam sobre a presença das domésticas nas artes, no debate público e na história do país.
Participações especiais: Zezé Motta e Andréa Beltrão
Clique aqui para ouvir.

#25 Caminhando com Leonardo Fróes
O ato de caminhar, restrito em tempos de pandemia, inspira poetas e pensadores desde a Antiguidade. Poeta da natureza e das trilhas e estradas, Leonardo Fróes fala sobre poesia, literatura, filosofia, macetes de tradução e sobre a vida que escolheu, retirado em um sítio no meio do mato.
Participação especial: Arildo de Barros.
Clique aqui para ouvir.

#26 Amazônia 451
A antropóloga Aparecida Vilaça e o engenheiro florestal Tasso Azevedo, da rede MapBiomas, discutem as ameaças ao nosso maior bioma e à sua população, em especial indígena: Covid, garimpo, fogo e grilagem. As soluções em vista envolvem tecnologia, redes colaborativas e saberes tradicionais.
Clique aqui para ouvir.

#27 Na carpintaria de Emicida
Uma conversa com o músico e escritor Emicida, que lança livro infantil e interpreta Gepeto na capa da Quatro Cinco Um de outubro. Emicida fala sobre literatura, mentiras, mixtape, medos, coragem, política, infância, o caminhão da laranja e o dia em que mordeu um cachorro.
Clique aqui para ouvir.

#28 E agora, Drummond?
Nos 118 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade (1902-87), uma conversa com o jornalista Humberto Werneck, editor sênior da Quatro Cinco Um, que está escrevendo uma nova biografia de nosso poeta maior.
Participações especiais: Ana Martins Marques e Ricardo Aleixo.
Clique aqui para ouvir.

#29 O país que mata mulheres
Uma conversa com o músico e escritor Emicida, que lança livro infantil e interpreta Gepeto na capa da Quatro Cinco Um de outubro. Emicida fala sobre literatura, mentiras, mixtape, medos, coragem, política, infância, o caminhão da laranja e o dia em que mordeu um cachorro.
Clique aqui para ouvir.

#30 Prisões: navios negreiros
No Dia da Consciência Negra, as escritoras Preta Ferreira (Minha Carne: Diário de Uma Prisão) e Juliana Borges (Prisões: Espelhos de Nós) conversam sobre a questão carcerária no Brasil, problema tão antigo quanto grave, que atinge em cheio a população negra e se torna mais urgente com a Covid-19.
Clique aqui para ouvir.

#31 Linda garota de Berlim
Um encontro com a poeta Angélica Freitas, que logo depois de lançar a coletânea Canções de Atormentar mudou-se para Berlim, para um ano de residência literária.
Participação especial: Fabrício Corsaletti.
Clique aqui para ouvir.

#32 Empanada com farofa
A chef Paola Carosella e Carlos Monteiro — autor do Guia Alimentar para a População Brasileira — conversam sobre comida de verdade e ultraprocessada, políticas públicas e gestos individuais para uma alimentação saudável, gostosa, afetiva e socialmente justa. Contém spoilers da ceia de Natal (e sobre o que eles guardam na geladeira).
Clique aqui para ouvir.