Literatura japonesa,

Três novelas de Yoko Ogawa

Volume que reúne 'A piscina', 'Diário de gravidez' e 'Dormitório' será o tema de conversa com leitores em agosto

18ago2023

O Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um traz neste mês um livro que reúne três novelas de Yoko Ogawa, uma das mais importantes autoras japonesas contemporâneas. A piscina; Diário de gravidez; Dormitório: três novelas, publicado no Brasil pela editora Estação Liberdade, tem tradução de Eunice Suenaga. A convidada do encontro na quinta, 31 de agosto, será a apresentadora Roberta Martinelli.

Escritora que aborda temas como memória e ausência, Ogawa já publicou mais de cinquenta livros de ficção e não ficção desde a sua estreia, em 1988. Por Diário de gravidez recebeu o mais prestigioso prêmio literário japonês, o Akutagawa.

"Escrevi essas três novelas de uma tacada, em um curto espaço de tempo, na casa dos meus vinte anos, pouco depois de minha estreia como escritora", disse Ogawa em entrevista à Quatro Cinco Um. "Não sinto estranheza ao vê-las reunidas em um único volume, uma vez que elas condensam os elementos sobre os quais eu desejava escrever na época."

Em A piscina, a jovem Aya precisa lidar com o amadurecimento que a deixa entre a lembrança de um passado mais simples e o vislumbre de um futuro sofrido. Diário de gravidez é narrada mesmo em forma de diário pela irmã da grávida, em textos que parecem descrever um delírio — não se sabe se da narradora, da irmã ou de quem lê. Já em Dormitório, uma mulher volta à residência universitária em que viveu durante os tempos de estudante, nos arredores de Tóquio, e lá encontra memórias que aos poucos desaparecem ou se transformam.

O clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Kawabata, Junichiro Tanizaki, Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Sei Shônagon, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza.

Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta-feira do mês.

Participantes do clube têm 30% de desconto na compra do livro no site da editora Estação Liberdade com o cupom JHSP451 até o dia 31 de agosto. O desconto não é aplicado ao valor do frete e o cupom é intransferível, válido para apenas um uso por CPF.

Livro: A piscina; Diário de gravidez; Dormitório: três novelas, de Yoko Ogawa
Data: 31 de agosto
Hora: 19h (duração aproximada de 1h30)
Local: on-line
Valor: gratuito
Inscrição: neste link (vagas limitadas)

A editoria de Literatura japonesa tem o apoio da Japan House São Paulo.

Editoria com apoio Japan House São Paulo

Desde 2019, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a Quatro Cinco Um uma cobertura especial de literatura japonesa, um clube de leitura e eventos especiais.