
Literatura japonesa,
Três novelas de Yoko Ogawa
Volume que reúne 'A piscina', 'Diário de gravidez' e 'Dormitório' será o tema de conversa com leitores em agosto
18ago2023O Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um traz neste mês um livro que reúne três novelas de Yoko Ogawa, uma das mais importantes autoras japonesas contemporâneas. A piscina; Diário de gravidez; Dormitório: três novelas, publicado no Brasil pela editora Estação Liberdade, tem tradução de Eunice Suenaga. A convidada do encontro na quinta, 31 de agosto, será a apresentadora Roberta Martinelli.
Escritora que aborda temas como memória e ausência, Ogawa já publicou mais de cinquenta livros de ficção e não ficção desde a sua estreia, em 1988. Por Diário de gravidez recebeu o mais prestigioso prêmio literário japonês, o Akutagawa.
"Escrevi essas três novelas de uma tacada, em um curto espaço de tempo, na casa dos meus vinte anos, pouco depois de minha estreia como escritora", disse Ogawa em entrevista à Quatro Cinco Um. "Não sinto estranheza ao vê-las reunidas em um único volume, uma vez que elas condensam os elementos sobre os quais eu desejava escrever na época."
Em A piscina, a jovem Aya precisa lidar com o amadurecimento que a deixa entre a lembrança de um passado mais simples e o vislumbre de um futuro sofrido. Diário de gravidez é narrada mesmo em forma de diário pela irmã da grávida, em textos que parecem descrever um delírio — não se sabe se da narradora, da irmã ou de quem lê. Já em Dormitório, uma mulher volta à residência universitária em que viveu durante os tempos de estudante, nos arredores de Tóquio, e lá encontra memórias que aos poucos desaparecem ou se transformam.
Mais Lidas
O clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Kawabata, Junichiro Tanizaki, Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Sei Shônagon, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza.
Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta-feira do mês.
Participantes do clube têm 30% de desconto na compra do livro no site da editora Estação Liberdade com o cupom JHSP451 até o dia 31 de agosto. O desconto não é aplicado ao valor do frete e o cupom é intransferível, válido para apenas um uso por CPF.
Livro: A piscina; Diário de gravidez; Dormitório: três novelas, de Yoko Ogawa
Data: 31 de agosto
Hora: 19h (duração aproximada de 1h30)
Local: on-line
Valor: gratuito
Inscrição: neste link (vagas limitadas)
A editoria de Literatura japonesa tem o apoio da Japan House São Paulo.
Editoria com apoio Japan House São Paulo
Desde 2019, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a Quatro Cinco Um uma cobertura especial de literatura japonesa, um clube de leitura e eventos especiais.
Porque você leu Literatura japonesa
Uma forma para a solidão
Romance de Yuko Tsushima retrata o desajuste de uma mulher tímida que tenta reconstruir sua rotina depois de uma separação
JULHO, 2025Mais de Redação Quatro Cinco Um
Edição de julho traz especial sobre Paulo Leminski
Leyla Perrone-Moisés, Tarso de Melo e Estrela Ruiz Leminski relembram o poeta curitibano, autor homenageado da Flip 2025, enquanto Marcelo Miranda escreve sobre a cena literária da cidade natal do escritor
JULHO, 2025