451, Literatura japonesa,
‘Tédio terminal’, de Izumi Suzuki, é o tema do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um
Best-seller de autora pioneira da ficção científica no Japão será debatido no encontro de novembro
01nov2024 • Atualizado em: 25nov2024Tédio terminal, da escritora japonesa Izumi Suzuki, será o tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um de novembro. A coletânea de contos foi publicada no Brasil pela DBA, com tradução de Andrei Cunha, Rita Kohl e Eunice Suenaga. O encontro acontecerá na quinta-feira, 28 de novembro, às 19h, via Zoom. Inscrições neste link.
Considerada uma das pioneiras da ficção científica no Japão, Suzuki (1949-1986) foi uma figura importante no movimento de contracultura no país na década de 70. Seus textos abordam o impacto da modernidade e do isolamento em meio à tecnologia e às mudanças sociais.
As histórias de Tédio terminal estruturam mundos próximos à ficção científica e à fantasia. A autora aborda o vício nas tecnologias e telas, o embate entre realidade e espetáculo, violência, vida alienígena e viagens de consciência feitas com doses de anestésicos.
Apesar de terem sido escritos durante as décadas de 70 e 80, os contos exploram diferentes visões sobre o futuro que continuam atuais e, como diz o texto de divulgação da editora, “parecem estar mais próximas do atual Black Mirror do que de muitos clássicos da ficção científica”.
Suzuki não recebeu grandes prêmios literários. Porém, seu trabalho alcançou popularidade no movimento de ficção científica no Japão pós-guerra e começou a receber reconhecimento global nos anos 2000 a partir das traduções.
Participantes do clube têm 30% de desconto na compra pelo site da editora DBA com o cupom JHSP451 (válido até 30 de novembro). O cupom não é aplicado ao valor do frete e só pode ser usado uma vez por CPF.
Literatura japonesa
Mais Lidas
Desde 2019, o clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução da língua japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza.
Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta do mês. Em março, quando a parceria atingiu a marca de cinquenta encontros com leitores, a Japan House São Paulo lançou uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um (acesse aqui).
Editoria com apoio Japan House São Paulo
Desde 2019, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a Quatro Cinco Um uma cobertura especial de literatura japonesa, um clube de leitura e eventos especiais.
Porque você leu 451 | Literatura japonesa
Paradoxos e utopias
Contos são um mergulho no mundo de Yukio Mishima, autor que tentou fazer de si mesmo uma obra aberta para decifrar a esfinge que o habitava
NOVEMBRO, 2024