Literatura japonesa,
‘Morte em pleno verão’, de Yukio Mishima, será o tema do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um de outubro
Traduzida pela primeira vez na íntegra do japonês, coletânea de contos será debatida na quinta-feira (31), via Zoom; participantes do clube têm 20% de desconto no livro
08out2024 • Atualizado em: 23out2024A coletânea de contos Morte em pleno verão, de Yukio Mishima, publicada no Brasil pela Companhia das Letras com tradução de Andrei Cunha, será o tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um de outubro, que acontecerá na quinta-feira (31), às 19h, via Zoom. Inscrições neste link.
Publicado em 1953, o volume, traduzido pela primeira vez na íntegra direto do japonês, reúne dez contos que exploram temas centrais da literatura de Mishima, como a morte, o amor, o desejo e as complexidades psicológicas dos personagens.
No conto que dá título ao livro, por exemplo, o autor narra a história de uma família que sofre uma tragédia durante as férias de verão, quando duas crianças se afogam no mar, abordando o luto, a culpa e o vazio após a perda.
Ambientados no pós-guerra, o autor analisa nos contos as emoções e os conflitos internos de uma sociedade que precisa lidar com a perda e o luto. Esses temas criam uma unidade narrativa ao longo das dez obras contidas nas 240 páginas do livro.
Mais Lidas
Autor de romances como Confissões de uma máscara (2004, trad. Jaqueline Nabeta) e Cores proibidas (2002, trad. Jefferson José Teixeira), ambos publicados no Brasil pela Companhia das Letras, Mishima também escreveu peças teatrais, poemas e ensaios que criticam o distanciamento dos valores clássicos da sociedade japonesa, causa pela qual dedicou boa parte de sua vida e obra. O escritor cometeu suicídio em 1970.
Os participantes do clube têm 20% de desconto na compra de livros físicos no site da Companhia das Letras, por meio do cupom JHSP451OUT24 (válido até 2 de novembro). O cupom não é aplicado ao valor do frete ou em lançamentos dentro de 30 dias, e só pode ser usado uma vez por CPF.
Literatura japonesa
Desde 2019, o clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza.
Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta do mês. Em março, quando a parceria atingiu a marca de cinquenta encontros com leitores, a Japan House São Paulo lançou uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um.
Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um
Livro: Morte em pleno verão, de Yukio Mishima
Data: 31 de outubro
Hora: 19h (duração aproximada de 1h30)
Local: on-line
Valor: gratuito
Inscrição: neste link (vagas limitadas)
Editoria com apoio Japan House São Paulo
Desde 2019, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a Quatro Cinco Um uma cobertura especial de literatura japonesa, um clube de leitura e eventos especiais.
Porque você leu Literatura japonesa
‘Tédio terminal’, de Izumi Suzuki, é o tema do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um
Best-seller de autora pioneira da ficção científica no Japão será debatido no encontro de novembro
NOVEMBRO, 2024