451, Literatura japonesa,
Antonio Prata debate livro de memórias de Haruki Murakami no Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um
Do que falo quando falo de corrida, em que o escritor reflete sobre o esporte em sua vida, será tema de conversa em 30 de janeiro
13dez2024Do que eu falo quando falo de corrida, relato autobiográfico de Haruki Murakami, é o tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um que acontece em 30 de janeiro, às 19h, via Zoom. Publicado no Brasil pela Alfaguara, o livro traduzido por Cássio de Arantes Leite será debatido com os leitores e o escritor e cronista Antonio Prata. Inscrições neste link.
Em um de seus poucos livros de não ficção editados no Brasil, Murakami envolve o leitor com fatos e acontecimentos de sua vida pessoal, contados a partir da experiência do escritor com a corrida. Ao traçar comparações entre o prazer evocado pelo esporte e suas abordagens literárias, o autor mostra que a escrita e a corrida têm muito mais aspectos em comum do que se pode imaginar.
Não por coincidência, o autor começou a correr no mesmo ano em que decidiu se dedicar à literatura, quando vendeu seu bar de jazz em Tóquio, em 1982. Cerca de um ano depois, já havia corrido o percurso entre as cidades gregas de Atenas e Maratona e recebido o prêmio Noma por Caçando carneiros.
Neste livro de memórias, Murakami revela os mais incessantes de seus pensamentos durante a realização de uma maratona. Os ensaios são preenchidos por humor e reflexão, e formam um relato sobre a importância da corrida na trajetória do autor.
Mais Lidas
Maratonista, triatleta e autor de obras como Kafka à beira-mar e 1Q84, Murakami já foi traduzido em mais de trinta idiomas. Seus romances, ensaios e contos mesclam temas fantasmagóricos, surrealistas e melancólicos, e lhe renderam importantes prêmios literários, como o Yomiuri e o Franz Kafka.
Os participantes do clube têm 20% de desconto na compra do livro por meio do cupom JHSP451JAN25. O cupom fica vigente entre 2/12/2024 e 31/1/2025, válido para um único uso por CPF.
Literatura japonesa
Desde 2019, o clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza.
Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta do mês. Em março de 2024, quando a parceria atingiu a marca de cinquenta encontros com leitores, a Japan House São Paulo lançou uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um.
Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um
Do que eu falo quando falo de corrida, de Haruki Murakami
Quando: 30 de janeiro
Horário: 19h
Onde: on-line
Quanto: gratuito
Inscrição: neste link (vagas limitadas)
Editoria com apoio Japan House São Paulo
Desde 2019, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a Quatro Cinco Um uma cobertura especial de literatura japonesa, um clube de leitura e eventos especiais.
Porque você leu 451 | Literatura japonesa
Por dentro da Fábrica
Romance de Hiroko Oyamada mescla sátira e surrealismo para revelar os detalhes dos interiores de um complexo fabril no Japão
JANEIRO, 2025