
451, Literatura japonesa,
Antonio Prata debate livro de memórias de Haruki Murakami no Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um
Do que falo quando falo de corrida, em que o escritor reflete sobre o esporte em sua vida, será tema de conversa em 30 de janeiro
13dez2024 • Atualizado em: 31jan2025Do que eu falo quando falo de corrida, relato autobiográfico de Haruki Murakami, é o tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um que acontece em 30 de janeiro, às 19h, via Zoom. Publicado no Brasil pela Alfaguara, o livro traduzido por Cássio de Arantes Leite será debatido com os leitores e o escritor e cronista Antonio Prata. Inscrições neste link.
Em um de seus poucos livros de não ficção editados no Brasil, Murakami envolve o leitor com fatos e acontecimentos de sua vida pessoal, contados a partir da experiência do escritor com a corrida. Ao traçar comparações entre o prazer evocado pelo esporte e suas abordagens literárias, o autor mostra que a escrita e a corrida têm muito mais aspectos em comum do que se pode imaginar.
Não por coincidência, o autor começou a correr no mesmo ano em que decidiu se dedicar à literatura, quando vendeu seu bar de jazz em Tóquio, em 1982. Cerca de um ano depois, já havia corrido o percurso entre as cidades gregas de Atenas e Maratona e recebido o prêmio Noma por Caçando carneiros.
Neste livro de memórias, Murakami revela os mais incessantes de seus pensamentos durante a realização de uma maratona. Os ensaios são preenchidos por humor e reflexão, e formam um relato sobre a importância da corrida na trajetória do autor.
Mais Lidas
Maratonista, triatleta e autor de obras como Kafka à beira-mar e 1Q84, Murakami já foi traduzido em mais de trinta idiomas. Seus romances, ensaios e contos mesclam temas fantasmagóricos, surrealistas e melancólicos, e lhe renderam importantes prêmios literários, como o Yomiuri e o Franz Kafka.
Os participantes do clube têm 20% de desconto na compra do livro por meio do cupom JHSP451JAN25. O cupom fica vigente entre 2/12/2024 e 31/1/2025, válido para um único uso por CPF.
Literatura japonesa
Desde 2019, o clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza.
Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta do mês. Em março de 2024, quando a parceria atingiu a marca de cinquenta encontros com leitores, a Japan House São Paulo lançou uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um.
Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um
Do que eu falo quando falo de corrida, de Haruki Murakami
Quando: 30 de janeiro
Horário: 19h
Onde: on-line
Quanto: gratuito
Inscrição: neste link (vagas limitadas)
Editoria com apoio Japan House São Paulo
Desde 2019, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a Quatro Cinco Um uma cobertura especial de literatura japonesa, um clube de leitura e eventos especiais.
Porque você leu 451 | Literatura japonesa
Uma forma para a solidão
Romance de Yuko Tsushima retrata o desajuste de uma mulher tímida que tenta reconstruir sua rotina depois de uma separação
JULHO, 2025Mais de Redação Quatro Cinco Um
Edição de julho traz especial sobre Paulo Leminski
Leyla Perrone-Moisés, Tarso de Melo e Estrela Ruiz Leminski relembram o poeta curitibano, autor homenageado da Flip 2025, enquanto Marcelo Miranda escreve sobre a cena literária da cidade natal do escritor
JULHO, 2025