A Feira do Livro recebe Nando Reis e Casagrande nesta quinta-feira

A Feira do Livro,

A Feira do Livro recebe Nando Reis e Casagrande nesta quinta-feira

Debates sobre ficção pop e obras de mulheres no vestibular, além de atividades para crianças, completam a programação

03jul2024 - 21h28 • 10jul2024 - 12h10
(Matias Maxx)

A programação d’A Feira do Livro 2024 tem nesta quinta (4) encontros com grandes nomes da música e do futebol brasileiro que estão lançando livros no festival literário: o cantor e compositor Nando Reis e o ex-jogador e comentarista esportivo Walter Casagrande.  

Nando Reis (Carol Siqueira/Divulgação)

O eterno Titã estará no Palco da Praça d’A Feira às 18 horas para participar da mesa “Infância recomposta”, onde vai falar sobre sua trajetória, seus grandes sucessos e o lançamento de Pré-Sal (WMF Martins Fontes), que reúne diários, ilustrações e colagens produzidas pelo artista. O bate-papo será com Roberta Martinelli, que apresenta o Clube do Livro Eldorado, e terá transmissão da Rádio Eldorado FM.

Walter Casagrande (Reprodução)

Em seguida, às 19h30, o Palco da Praça recebe Casagrande e o educador Rodrigo Hübner Mendes, que vão falar na mesa “Virada de jogo”, que terá mediação de Gaía Passarelli, sobre livros que narram o valor da mudança em suas trajetórias. O popular Casão lança no festival literário paulistano uma nova edição, revista e atualizada, do sucesso Casagrande e seus demônios (Record), escrito com o jornalista Gilvan Ribeiro. 

Rodrigo Hübner Mendes (Wanezza Soares/Divulgação)

Já Mendes é autor de O potencial da mudança: o desafio de navegar pelas incertezas (Objetiva, 2023), autobiografia em que conta que tornou-se tetraplégico aos dezoito anos e narra experiências que seguiram ao acontecimento, como sua atuação na luta por educação inclusiva e a fundação do Instituto Rodrigo Mendes.

Ficção pop e mulheres no vestibular

A programação oficial terá ainda conversas com destaques da nova literatura juvenil brasileira. Às 15h, também no Palco da Praça, Bia Crespo, Caio Yo e Carol Chiovatto se encontram na mesa “Sobre crushes, cosmos e bruxas”

Bia Crespo, Caio Yo e Carol Chiovatto (Mauro Figa/Divulgação;Acervo pessoal;Renato Parada/Divulgação)

Eles vão falar de novos contornos da representação das mulheres e de pessoas LGBTQIAP+ na ficção pop contemporânea, com mediação de Tiago Valente.

Lara Rocha e Fernanda Sousa (Acervo pessoal; Mayara Barbosa/Divulgação)

Em seguida, o seminário Livro, Leitura e Bibliotecas traz a sessão “Leitura obrigatória”, em que Lara Rocha e Fernanda Sousa vão falar sobre a seleção de obras unicamente de mulheres no vestibular da Fuvest, que interpela o cânone e marca um novo momento na promoção da literatura feminina. A mediação é de Janine Durand.

Mais n’A Feira

A quinta ainda conta com a programação paralela das oficinas e dos Tablados Literários, além de diversas atividades em tendas de expositores, a maioria voltada às crianças.

(Matias Maxx)

Entre as oficinas estão um ateliê de bordado às 14h, na Tenda Vinagreira, e contação de histórias às 15h na Tenda Couve-flor. Em seguida, às 15h30, também na Tenda Couve-flor, ocorre uma oficina de brincadeira gráfica que vai ensinar adultos e crianças a produzir zines. 

(Matias Maxx)

Às 16h30, duas atividades simultâneas para o público infantojuvenil: para os pequenos leitores, contação de histórias na oficina “Histórias da Ruth Rocha”, no Tablado Maçã, e para adolescentes a partir dos catorze anos uma oficina literária na Tenda Couve-flor. A quinta n’A Feira ainda tem na programação o sarau do Coletivo Flores de Baobá, que começa às 18h. 

Na sexta-feira (5), que abre um fim de semana com previsão de sol e calor em São Paulo, o festival literário tem entre os destaques uma discussão sobre a invasão de garimpeiros no território Yanomami e um encontro entre o rapper Rashid e a slammer Mel Duarte, que vão falar sobre como o hip hop se tornou central para a renovação da poesia no Brasil de hoje. 

A programação no sábado e domingo será intensa, com grandes nomes internacionais — como Jamaica Kincaid, Camila Fabbri e Michel Nieva — e nacionais — entre eles Lilia Guerra, José Henrique Bortoluci e Marcelo Rubens Paiva.

A Feira do Livro 2024

29 jun.—7 jul.
Praça Charles Miller, Pacaembu

A Feira do Livro é uma realização da Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro no Brasil, e da Maré Produções, empresa especializada em exposições e feiras culturais. O patrocínio é do Grupo CCR, do Itaú Unibanco e Rede, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da TV Brasil e da Rádio Nacional de São Paulo.