
451,
Edição de maio traz um especial sobre Virginia Woolf
As origens de Mrs Dalloway, romance escrito há cem anos, a genialidade das invenções harmônicas da autora, seus diários e traduções e a atualidade da sua obra
01maio2025 • Atualizado em: 30abr2025A Quatro Cinco Um de maio traz na capa Virginia Woolf, a “poeta da prosa”. No especial, Nara Vidal passeia pelas origens de Mrs Dalloway, romance escrito há cem anos. Leonardo Fróes escreve sobre a genialidade das invenções harmônicas da autora. Ana Carolina Mesquita analisa os diários da escritora britânica e suas traduções. Marcella Franco assina uma reportagem sobre a atualidade da obra de Woolf.
A edição ainda celebra o centenário de Rubem Fonseca com um texto de Marçal Aquino; traz uma entrevista com a poeta vencedora do Pulitzer Tracy K. Smith, por Adriana Ferreira Silva; uma crônica de Otávio Haddad Cury sobre a Síria pós-Assad; além de resenhas do romance policial de Keigo Higashino, por Samir Machado de Machado; do relato de violência doméstica de Madalena Sá Fernandes, por Giovana Madalosso; dos contos de Eve Babitz, por Carol Bensimon; e do ainda atual romance de estreia de Elvira Vigna, por Schneider Carpeggiani.
Mais na edição 93: uma crítica de Paulo Roberto Pires aos romances de Tati Bernardi e Vincenzo Latronico; as vivências trans na HQ de Kael Vitorelo, por Caio de Souza Tedesco; um retrato de Manuel Marsol da estranheza das novas amizades, por Rita da Costa Aguiar; e entrevistas com Vincent Bevins sobre as revoluções perdidas na década passada, por Tiago Aguiar, e com Izabella Cristo sobre seu romance inspirado em sua experiência como médica de uma UTI neonatal, por Iara Biderman.
+ colunas: Juliana Borges traz os questionamentos de bell hooks e Cornel West sobre os espaços para os intelectuais negros; Humberto Brito fala das pegadinhas atrozes da política externa norte-americana; Ondjaki escreve sobre o medo do silêncio; e Renato Parada fotografa Luis Schwarcz.
Mais Lidas
A edição traz destacados catorze livros e um listão com 113 lançamentos em 24 áreas.
Livros destacados na edição:
- A boba da corte (Fósforo), de Tati Bernardi.
- As perfeições (Todavia), de Vincenzo Latronico. Tradução de Bruna Paroni.
- Partindo o pão: vida intelectual negra insurgente (WMF Martins Fontes), de bell hooks e Cornel West. Tradução de floresta.
- Dias lentos, encontros fugazes: o mundo, a carne e Los Angeles (Amarcord), de Eve Babitz. Tradução de Cecilia Madonna Young.
- Filosofia do mamilo (Veneta), de Kael Vitorelo.
- A década da revolução perdida: a onda de manifestações que incendiaram o mundo (Boitempo), de Vincent Bevins. Tradução de Carlos Eduardo Matos.
- Vida em Marte (Relicário), de Tracy K. Smith. Tradução de Stephanie Borges.
- Uma fome tão afiada (Malê), de Tracy K. Smith. Seleção e tradução de Salgado Maranhão e Alexis Levitin.
- Mrs Dalloway: edição comemorativa dos 100 anos (Autêntica), de Virginia Woolf. Tradução de Tomaz Tadeu.
- A devoção do suspeito X (Estação Liberdade), de Keigo Higashino. Tradução de Shintaro Hayashi.
- Sete anos e um dia (Companhia das Letras), de Elvira Vigna.
- Leme (Todavia), de Madalena Sá Fernandes.
- Astro (Baião), de Manuel Marsol. Tradução de Laís Varizi.
- Amazônia: e eu com isso? (Peirópolis), de Nurit Bensusan.
Peraí. Esquecemos de perguntar o seu nome.
Crie a sua conta gratuita na Quatro Cinco Um ou faça log-in para continuar a ler este e outros textos.
Ou então assine, ganhe acesso integral ao site e ao Clube de Benefícios 451 e contribua com o jornalismo de livros independente e sem fins lucrativos.
Porque você leu 451
A Feira do Livro tem mais 25 autores confirmados
Edição de 2025 do festival literário contará ainda com programação especial para os pequenos no novo Espaço Rebentos
ABRIL, 2025