451,

Clube de leitura discute livro premiado de Amós Oz

‘A caixa-preta’ será tema do encontro com participação de Luis Krausz, especialista em literatura hebraica e judaica

19out2022 | Edição #62

A próxima edição do Clube de Literatura Israelense, que ocorrerá em 14 de novembro (segunda), às 19h, irá debater o romance A caixa-preta (1993, Companhia das Letras, trad. Nancy Rozenchan), de Amós Oz, vencedor do prêmio francês Femina em 1988 na categoria estrangeiro. 

Na trama, após um divórcio traumático, Ilana quer passar a limpo seu casamento com Alex Guideon, professor e escritor mundialmente reconhecido. Como em Fima (1996), o autor consegue ilustrar com maestria o panorama social, religioso e político da vida em Israel. 

Oz, apesar de “abominar a romantização do processo de escrever” e “olhar para o endeusamento dos artistas com grande dose de ironia”, como conta a escritora israelense Ayelet Gundar-Goshen em texto publicado na Quatro Cinco Um após a morte do escritor, em dezembro de 2018, é o mais aclamado dos autores de Israel. 

Luis Krausz, o convidado deste encontro, é professor doutor em literatura hebraica e judaica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). É autor, entre outros, de Outro lugar (2017, Cepe Editora). 

Os participantes do clube têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da Companhia das Letras com o cupom ELIEZER451. Parceria Eliezer Max e apoio IBI. Inscrições aqui.

Clube de literatura israelense
Grátis e on-line
14.11, 19h 

Matéria publicada na edição impressa #62 em julho de 2022.