Megafauna – Cultura Artística

Já consolidada na cena literária paulistana com sua loja no Edifício Copan, a livraria Megafauna ampliou sua presença na região central de São Paulo com a inauguração dessa nova unidade dentro do Teatro Cultura Artística — um marco das artes e da arquitetura modernista local, que foi finalmente reaberto ao público em agosto de 2024. 

Projetado originalmente pelo arquiteto Rino Levi (1901-65), o teatro inaugurado em 1950 passou por uma longa reforma depois de permanecer fechado por dezesseis anos devido a um incêndio. A revitalização liderada pelo arquiteto Paulo Bruna  trouxe inovações significativas, como um espaço com vista para a praça Roosevelt, num amplo foyer com pé direito de quatro andares com fachada de vidro que reforça a transparência idealizada no projeto original. 

Na fachada principal do edifício, o icônico painel de pastilhas “Alegoria das Artes”, de Emiliano Di Cavalcanti, foi restaurado, enquanto novas áreas do prédio ganharam revestimento de telhas metálicas e vidro, equilibrando sua volumetria original com uma linguagem contemporânea. As laterais do foyer foram enriquecidas com tapeçarias de Sandra Cinto, promovendo um diálogo visual com o espaço renovado.

A Megafauna instalada no local, com projeto idealizado pela arquiteta Anna Ferrari, também sócia da livraria, aproveita os elementos modernizados do teatro e busca se integrar a ele em seus noventa metros quadrados. Além de uma entrada voltada para a rua, há outra que liga a loja ao foyer, reforçando a concepção de se tornar um ponto de encontro para moradores e visitantes da região.

Entre as inovações há uma área especialmente projetada para crianças, que abriga eventos voltados ao público infantojuvenil como o programa semanal de leitura Lê Pra Mim. Além disso, a livraria promove debates e outros encontros literários num dos auditórios do teatro. 

A curadoria da unidade é fiel às linhas que definem a identidade da Megafauna, incluindo desde a últimas novidades literárias até títulos sobre questões indígenas, feminismos, gênero, lançamentos de autores negros e outras temáticas voltadas à diversidade. Entre os cerca de cinco mil títulos do acervo, há ainda uma ênfase especial na poesia.

Não à toa, a Megafauna do Cultura Artística será o ponto focal do Festival Poesia no Centro, com primeira edição prevista para maio de 2025 — criado para expandir o público leitor de poesia e explorar novas fronteiras do gênero, o evento vai destacar diálogos criativos e os desafios da tradução literária.

Quem escreveu esse texto

Gaía Passarelli

Escritora e jornalista, é autora de Tá todo mundo tentando: histórias para ler na cidade (Nacional)

Informações atualizadas em 19/03/2025

Quer gerenciar essa página?

-

Se for o responsável por essa instituição e quiser gerenciar essa página, mande um e-mail para [email protected] com as seguintes informações:

-

Assunto do e-mail: Reivindicar perfil + nome da instituição

-

Conteúdo: Nome da instituição; nome do contato; cargo; e-mail de cadastro; telefone de contato