Livraria da Travessa – Pinheiros

A tradicional rede carioca, que começou nos anos 80 com uma pequena loja na Travessa do Ouvidor, Centro do Rio, chegou à capital paulista em 2017 com a abertura de uma filial instalada na sede paulistana do Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista. Dois anos depois, expandiu sua presença em São Paulo inaugurando sua primeira loja de rua na cidade, a Travessa da rua dos Pinheiros, localizada numa vizinhança cada vez mais movimentada, conhecida por bares, cafés e restaurantes festejados.

Projetada pela arquiteta Bel Lobo, que assina os projetos de todas as lojas da rede, a Travessa de Pinheiros surgiu contrariando o modelo de megalivrarias adotado durante anos por grandes grupos livreiros do país, que então já começava a dar sinais de esgotamento. Como não encontraram um imóvel amplo disponível no bairro, os proprietários decidiram dialogar com uma marca da região: os comércios de pequeno porte, criados em espaços outrora ocupados pelas casinhas que no passado caracterizavam este que é um dos bairros mais antigos da cidade.   

O resultado foi uma loja de 200 metros quadrados distribuídos em dois andares, com arquitetura contemporânea, grandes janelas de vidro e abundante luz natural. Mesmo com seu tamanho compacto, a livraria conta com um café e ainda um pequeno deque com mesa no piso superior, um espaço acolhedor do projeto que privilegia a experiência do leitor — ainda que o foco principal dessa pequena Travessa paulistana seja a facilidade de navegar por livros e áreas de interesse, e não a permanência por longos períodos.

A livraria se sobressai justamente pela curadoria dos títulos em destaque e organização temática cuidadosa, com estantes especializadas em gêneros como literatura asiática, feminismo, LGBTQIA+, artes, jardinagem, fotografia, ficção, sci-fi e HQs, todos dispostos no térreo. Já o piso superior é dedicado a gastronomia, filosofia, história, sociologia e não ficção em geral.

Além da filial da rua dos Pinheiros, a Travessa tem em São Paulo mais três lojas estrategicamente localizadas: a que ocupa um espaço no Instituto Moreira Salles e duas unidades em shoppings, o Iguatemi (nos Jardins)  e Villa Lobos (na Marginal do rio Pinheiros).

Endereço Rua dos Pinheiros, 513, Pinheiros, São Paulo (SP)

Resenhas e notícias relacionadas a Livraria da Travessa – Pinheiros

Nenhuma resenha ou notícia encontrada.