{ Bagagem literária } Livrarias
Gato Sem Rabo
De frente para a movimentada rua Amaral Gurgel, na sombra do Minhocão, a Gato Sem Rabo abriu em junho de 2021 com a proposta de reunir exclusivamente obras escritas por mulheres, mas abrangendo uma diversidade de gêneros literários e perspectivas. Desde então, vem se estabelecendo como ponto de referência para a produção de autoras de todos os gêneros literários, incluindo escritoras queer e trans, com uma curadoria que busca ampliar a visibilidade de novas vozes e de narrativas feministas.
Para a fundadora e proprietária Johanna Stein, a missão da Gato Sem Rabo vai além de ser um simples ponto de venda de livros. “À medida que a gente consegue construir um espaço que possibilita a visualização do mundo através de outras perspectivas, temos a possibilidade de ajudar na formação de um público leitor com senso crítico e de mostrar outras formas de ver o mundo”, afirma.
A livraria quer desmistificar a ideia de que há poucas obras de autoras mulheres e a de que poucas mulheres estão escrevendo. Houve quem duvidasse da viabilidade do negócio antes da abertura, segundo Stein. “Ouvi mais de uma vez: ‘Mas será que não é limitar demais uma livraria só com autoras? Será que você vai conseguir encher uma livraria?’ A questão é que as mulheres sempre escreveram muito, mas falta a sociedade abrir o olhar para essa produção textual.”
Não é pouca coisa. O acervo da Gato Sem Rabo já ultrapassa seis mil exemplares, com obras clássicas e contemporâneas, incluindo literatura de ficção e não ficção, poesia, filosofia, ensaios, além de livros teóricos e técnicos. O ambiente, com um grande e confortável sofá cercado de estantes, incentiva uma estada longa. Com grandes vidraças que permitem aos pedestres verem o interior da loja, a livraria cria uma conexão simbólica entre o espaço externo e o interno, como explica Johanna: “É como se o que dividisse a parte de fora da parte de dentro fossem as estantes com livros. Você vê através dos livros ali, dentro da livraria, e quem está dentro vê lá para fora através dos livros. Tem uma coisa bonita, poética.”
E como vender livros escritos exclusivamente por mulheres não é a única forma de dar mais visibilidade à escrita delas, a Gato Sem Rabo ainda promove encontros semanais, lançamentos de livros e rodas de conversa com e sobre autoras, sempre com foco em temas que provocam reflexão e discussão. A ideia é fomentar as trocas e incentivar a formação de comunidades de leitores e leitoras, que assim se conectam com mais vozes femininas e mais diversidade literária.
(Gaía Passarelli visitou a livraria em setembro de 2024)
Instagram https://www.instagram.com/gato.sem.rabo/
Endereço Rua Amaral Gurgel, 352, Vila Buarque, São Paulo (SP)