bibla

Uma das livrarias mais bonitas de São Paulo, a bibla (assim mesmo, com “b” minúsculo) fica num sobrado reformado com vista para uma praça repleta de frondosas árvores centenárias no coração da Vila Madalena, um dos bairros mais arborizados da capital. O espaço, criado em 2024 por Alessandra Effori, Isadora Peruch e Luciana Gil, foi pensado para seguir a tradição das livrarias de bairro: mais do que vender livros, pretende ser um ponto de encontro de moradores ou visitantes da região.

A ideia é oferecer um ambiente onde a comunidade possa se reunir, conversar, aprender e se conectar tanto com os livros quanto com pessoas. Com arquitetura refletindo a ideia de fluidez, a fachada tem vidraças que conectam a livraria à rua, convidando quem quiser chegar a entrar, seja para uma visita rápida ou para passar mais tempo explorando as estantes e o ambiente bem decorado. A ambientação, por si só, conta histórias: cada peça do mobiliário foi garimpada em leilões ou lojas de móveis usados, escolhida a dedo pelas sócias e restaurada, o que resultou num espaço cheio de personalidade, com atmosfera intimista e aconchegante.

Esse espírito original se reflete na curadoria literária. Com mais de quatro mil títulos, entre nacionais e internacionais, as seções da bibla não seguem classificações convencionais. A organização é feita por palavras ou expressões que evocam mais ideias do que definições. “Malagueta”, por exemplo, é a seção dedicada aos livros mais picantes, enquanto “A vida dos outros” traz biografias. Já a “Pão quentinho” apresenta os lançamentos. Combinada com a pluralidade de editoras — dos grandes grupos aos selos independentes —, a seleção reflete o desejo das livreiras de proporcionar uma experiência literária singular.

Os livros ficam principalmente no andar de cima, numa ampla sala dividida em dois ambientes, cercada de janelas, com muita luz natural, poltronas e almofadas. Já o térreo é o espaço mais convidativo para um boa conversa, de preferência acompanhada de uma bebida e comidinhas. De frente para a rua, que não se perde de vista graças às grandes vitrines, o visitante encontra um café de qualidade, que serve uma seleção de grãos brasileiros. Para comer, uma ótima pedida é o famoso pão de queijo Haddock Lobo, que a casa oferece e muitos consideram o melhor da cidade. Se a fome apertar, ainda há os sanduíches criados pelo chef Julio Raw (da Z Deli) e os "bolos divinos", que por si só já justificam a visita. 

E como também se propõe a ser um local de encontros em torno dos livros, a bibla mantém em sua agenda de eventos um clube de leitura presencial, que acontece mensalmente, além de rodas de conversa, lançamentos de livros e oficinas de escrita criativa com a presença de autores e autoras. Também há leituras e apresentações especiais em um pequeno palco. Interessados na programação podem encontrar informações no Instagram da livraria ou no grupo de WhatsApp onde a agenda é divulgada.

(Gaía Passarelli visitou a livraria em setembro de 2024)

Endereço Praça Professora Emília Barbosa Lima, 58, Vila Madalena, São Paulo (SP)