{ Bagagem literária } Livrarias
Barrilete
Diego Maradona já havia marcado um gol contra a seleção da Inglaterra na final da Copa do Mundo de 1986 — o que mais tarde ficaria conhecido como “La mano de Dios” — quando, aos nove minutos do segundo tempo, arrancou do meio-campo e driblou seis ingleses para fazer seu segundo gol, consagrando os hermanos como bicampeões do mundo. Emocionado durante a narração daquele jogo, o jornalista uruguaio radicado na Argentina Víctor Hugo Morales chamou Maradona de Barrilete cósmico (“pipa cósmica”, em espanhol). Afinal, o camisa dez só poderia ser de outro planeta para marcar um gol como aquele. Essa partida histórica nunca saiu da memória de Carlos Eduardo Mitsuo Nakaharada e de Diego Rezende Polachini, os fundadores da Barrilete.
Especializada em livros sobre futebol e com o nome inspirado, obviamente, nesse episódio, a loja no bairro do Bixiga, em São Paulo, é a primeira dedicada ao esporte na capital e apenas a segunda no segmento em todo o Brasil — em Campinas, no interior paulista, há a Pontes Futebol. A escassez de livrarias do tipo no país motivou a abertura da Barrilete em julho de 2024, mas a inspiração do negócio veio de longe.
“Tenho uma coleção particular em casa sobre o tema que nasceu a partir de viagens a diversos países, onde visitei estádios de futebol e livrarias deste ramo, como a Entre Tiempos, em Buenos Aires”, conta Nakaharada . “Essa literatura sempre fez parte da minha vida. Deixei minha profissão como advogado e segui meu sonho literário”, diz, satisfeito, o sócio-fundador.
Instalado em apenas onze metros quadrados numa rua conhecida pelos bares e rodas de samba que movimentam o Bixiga nos fins de semana, a Barrilete tem, além de livros futebolísticos, um pequeno café-bar e uma televisão que sempre está ligada em algum jogo de futebol. Os clientes podem fazer os pedidos num pequeno balcão, bem no estilo boteco, projetado especialmente para lembrar os “bares do interior”, explica Nakaharada. Numa das portas, convertida em mostruário, um barbante faz a vez de varal e sustenta as camisas dos times que se enfrentam no dia. Ao lado direito da porta de entrada, há uma estante improvisada com caixas de cerveja que abriga livros para trocas.
O acervo, com cerca de quatrocentos títulos, é organizado em prateleiras por seção: crônicas, romances, biografias, esquema tático, sociedade e infantojuvenil, além de uma sobre a formação do Bixiga e seu quase um século e meio de história. Apesar da maioria dos livros ser dedicada ao futebol, também há títulos sobre outros esportes, como basquete, automobilismo e atletismo. Mas o campeão de vendas, o clássico Futebol ao sol e à sombra (L&PM), de Eduardo Galeano, não deixa espaço para nenhum contra-ataque das outras modalidades.
(João de Mari visitou a livraria em outubro de 2024)
Endereço Rua Doutor Luís Barreto, 103, Bela Vista, São Paulo (SP)
Resenhas e notícias relacionadas a Barrilete
Nenhuma resenha ou notícia encontrada.