Banca Tatuí

A Banca Tatuí abriu suas portas em outubro de 2014, depois que o casal de jornalistas Cecilia Arbolave e João Varella, também criadores da editora Lote 42, resolveu transformar uma típica banca de revistas em um espaço dedicado a publicações independentes. São apenas seis metros quadrados ocupados no começo da rua Barão de Tatuí, na Santa Cecília, mas a peculiaridade do espaço traz vantagens que a dupla de fundadores logo percebeu. 

“Estar literalmente na calçada, aberta e virada pra rua, ajuda na conexão rápida com o entorno. De ponto de encontro e de passagem que aproveita as características tradicionais das bancas de jornal, viramos um ponto de referência como livraria de editoras independentes e artes gráficas”, destaca Varella.

A versatilidade do diminuto espaço é surpreendente. O telhado já se transformou em palco para apresentações musicais e não é incomum que a calçada abrigue pocket shows com participação ativa da vizinhança. Essa relação com o bairro é fundamental, como conta Varella: “No primeiro ano, a banca não tinha ligação de energia elétrica. O jeito era puxar uma extensão do bar do lado, o Joia da Tatuí”. Mesmo com eletricidade própria, a parceria se consolidou. “Hoje quando fazemos festas e eventos eles vendem comida e bebida", diz o livreiro sobre o bar aliado. 

O acervo tem livros, quadrinhos, zines, revistas e pôsteres, todos produzidos por artistas e editores independentes. As publicações disponíveis na banca também podem ser adquiridas numa loja virtual dentro do site da livraria. Não é a única extensão da Tatuí para além do espaço físico: fora a plataforma da Lote 42 na internet e da atuação nas redes sociais, os livreiros criaram a Sala Tatuí, um espaço virtual com clubes de leitura e atividades relacionadas ao universo dos livros.

Exemplo de como pequenos espaços podem ter grandes impactos, a Banca Tatuí segue fomentando a criatividade, promovendo artistas independentes e criando uma comunidade em torno da literatura. “O mais legal da banca são as histórias que as publicações trazem, seja navegando por romances, poesias, ensaios, ilustrações ou diferentes experimentações narrativas, seja atingindo as pessoas pelos formatos e projetos gráficos especiais de cada artista e editora, que tocam cada um de maneira única”, completa Arbolave. “Essa troca, a conexão possível com as pessoas através dos livros, é o que nos motiva e nos fortalece há mais de uma década.”

E a livraria disfarçada de banca de revistas não para por aí. A Tatuí também participa ativamente de eventos literários e artísticos em São Paulo e outras cidades. Entre eles está a Feira Miolo(s), encontro de cultura gráfica criado pela Lote 42 que acontece anualmente desde 2014 na Biblioteca Mário de Andrade, parceira do evento.

[Palavra da casa] Inaugurada em 2014, a Banca Tatuí é a primeira banca de rua inteiramente dedicada a editoras independentes. Localizada no centro de São Paulo, a banca contribuiu para revitalizar uma região degradada da cidade. Hoje conta com material de mais de 200 editoras, artistas e coletivos.

Quem escreveu esse texto

Gaía Passarelli

Escritora e jornalista, é autora de Tá todo mundo tentando: histórias para ler na cidade (Nacional)

Informações atualizadas em 19/03/2025

Endereço Rua Barão de Tatuí, 275 - Santa Cecília - São Paulo - SP - 01226-030

Áreas de atuação Literatura brasileira, Literatura estrangeira, Artes, Poesia, Quadrinhos, Política, Direitos Humanos, Urbanismo e arquitetura, Infantojuvenil, Produção literária de autores indígenas, Produção literária de autores LGBTQIA+, Produção literária de autoras mulheres, Produção de autores negros

Porte Pequeno

Quer gerenciar essa página?

-

Se for o responsável por essa instituição e quiser gerenciar essa página, mande um e-mail para [email protected] com as seguintes informações:

-

Assunto do e-mail: Reivindicar perfil + nome da instituição

-

Conteúdo: Nome da instituição; nome do contato; cargo; e-mail de cadastro; telefone de contato