Capa,

A boiada passa sobre o nosso futuro

A capa da edição de setembro, clicada por Cássio Vasconcellos, traz um especial sobre Amazônia e meio ambiente

01set2020 - 01h00 | Edição #37 set.2020

A capa de setembro da Quatro Cinco Um traz um especial sobre Amazônia e meio ambiente, com foto de Cássio Vasconcellos. Os trabalhos do fotógrafo, que tem passagens pelo jornal Folha de S.Paulo e pela agência DPZ, já foram expostos em vinte países e integram coleções como a do Museu de Arte de São Paulo, a da Bibliothèque Nationale (Paris, França) e a do Museum of Fine Arts (Houston, Estados Unidos). Ele é autor de livros como Brasil visto do céu, (Editora Brasileira, 2017), Aeroporto (2015) e Aéreas do Brasil (BEI, 2014), e integra o seleto grupo do livro The World Atlas of Street Photography (Thames & Hudson/Yale University Press).

O especial conta com com textos sobre invasões, desmatamento, queimadas, garimpo e Covid-19. Ricardo Cardim escreve sobre a invasão predatória da floresta; Rubens Valente examina seu rico e turbulento passado; Aparecida Vilaça aborda as reflexões do líder indígena Ailton Krenak; Paula Ramón analisa a crise ambiental na Amazônia venezuelana; Adriane Sanctis e Conrado Hübner Mendes fazem uma cronologia do autoritarismo na política ambiental brasileira; Izabela Moi resenha o livro sobre emergência climática de Jonathan Safran Foer, que também é entrevistado por Fernanda Diamant; e Marília Kodic entrevista o fotógrafo da natureza Araquém Alcântara.

A revista traz ainda artigos sobre a turbulenta e intrigante história do LSD no Brasil, o abandono das políticas públicas de incentivo à leitura no país, as intensificações das desigualdades raciais e de gênero durante a pandemia por aqui e como um médico e um padre ajudaram a acabar com o cólera em Londres. Completam a edição textos sobre os escritores Machado de Assis, Wislawa Szymborska, Angela Davis, Preta Ferreira, Audre Lorde, Sigmund e Anna Freud, Donald W. Winnicott, Nina Horta, Didier Eribon e Yoshiharu Tsuge, entre outros.

Assine já! Nossos planos vão de R$ 4,51 ao mês a 451 ao ano.

Matéria publicada na edição impressa #37 set.2020 em julho de 2020.