{ Clubes de Leitura }

Conheça os clubes de leitura da Quatro Cinco Um

Obras das literaturas japonesa e israelense e em língua francesa são debatidas mensalmente com grandes escritores brasileiros

A Quatro Cinco Um organiza três clubes de leitura que põem a literatura brasileira em diálogo com grandes tradições literárias internacionais.

Em encontros mensais, gratuitos e abertos a todos, leitores convidados pela nossa equipe debatem com os inscritos uma obra de ficção publicada no Brasil. Literatura japonesa, israelense e em língua francesa são os focos dos nossos clubes, que têm acesso gratuito graças ao apoio de parceiros institucionais. Basta se inscrever para participar.

Os clubes de leitura são voltados para todos os leitores, e os convidados são sempre grandes leitores, não necessariamente especializados. O que se busca é uma discussão de alto nível, realizada a partir das chaves de leitura apresentadas pelos convidados e da experiência compartilhada pelos participantes. A mediação é do editor da Quatro Cinco Um, Paulo Werneck, com representantes das instituições parceiras.

Em tempos de pandemia, os encontros vêm sendo realizados em formato virtual, com duração de até uma hora e meia. Sempre que possível, a Quatro Cinco Um fecha acordos com as editoras para que os participantes do clube tenham desconto na compra do livro do mês. O livro do mês seguinte é anunciado ao final de cada encontro.

Os encontros podem eventualmente ser gravados. Veja abaixo os detalhes sobre curadoria, inscrições e outras informações ligadas aos clubes de leitura da Quatro Cinco Um.

———

Literatura japonesa

Última quinta-feira do mês, às 19h
Parceria: Japan House São Paulo

O nosso clube pioneiro entra em seu terceiro ano de encontros, tendo percorrido obras clássicas, modernas e contemporâneas, de O livro do travesseiro, clássico do século 9, ao mangá.

Em formato inicialmente presencial, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um recebeu na Japan House São Paulo grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Kawabata, Junichiro Tanizaki, Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Ogawa, Yoko Tawada, Sei Shonagon, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza. Em formato virtual desde 2020, o clube de leitura incorporou participantes espalhados por diversas cidades brasileiras e até de outros países.

Desde 2020, o projeto de literatura japonesa da Quatro Cinco Um em parceria com a Japan House São Paulo se desdobra na forma de um espaço editorial no impresso e no site, com resenhas, reportagens e entrevistas sobre literatura japonesa publicada no Brasil, e de uma newsletter mensal.

As reuniões acontecem on-line sempre na última quinta-feira do mês, às 19h, pela plataforma Zoom. Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, centro cultural dedicado às artes e à cultura japonesa, e Paulo Werneck, da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros.

Confira os detalhes do próximo encontro abaixo.

 

Data: 29/02 às 19h

Livro: Floresta de lã e aço, de Natsu Miyashita. Tradução de Eunice Suenaga (Zain)

Inscrição: https://www.japanhousesp.com.br/evento/clube-de-leitura-fevereiro-2024-floresta-de-la-e-aco/

Cupom de desconto: Participantes do clube terão 20% de desconto na compra pelo site da editora Zain, basta aplicar o cupom jhsp451 diretamente no site da editora.

 

———

Encontro de leituras

Segunda terça-feira do mês, às 19h do Brasil e às 22h de Portugal
Parceria: Público 

O que Valter Hugo Mãe, Djamila Ribeiro, Maria Francisca Gama e Stênio Gardel têm em comum? Todos estão no Encontro de Leituras.

Ao lado do jornal português Público, a Quatro Cinco Um passa a integrar o Encontro de Leituras, clube mensal que une leitores de língua portuguesa e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário na presença de um escritor, editor ou especialista convidado.

Os encontros são gratuitos, abertos a todos e acontecem no Zoom, sempre na segunda terça-feira do mês, às 19h do Brasil e 22h de Portugal. Além dos encontros virtuais, a parceria inclui um espaço editorial fixo no site da Quatro Cinco Um com resenhas, reportagens, perfis e uma newsletter dedicada a esses livros tão especiais que fazem o trânsito entre as diferentes culturas que falam português.

Confira os detalhes do próximo encontro abaixo.

 

Data: 12/03 às 19h do Brasil e 22h de Portugal.

Livro: Homem-objeto, de Tati Bernardi (Companhia das Letras).

Convidado: Tati Bernardi.

Acesso: Não é necessario realizar inscrição, basta acessar o link abaixo.

https://us06web.zoom.us/j/82156058496?pwd=XVajCpNXeHl8x1QmXY9aL32G2yfHoB.1
ID da reunião: 821 5605 8496
Senha: 719623

 

———

Literatura israelense

SUSPENSO

Segunda segunda-feira do mês, às 19h
Parceria: Eliezer Max
Apoio: IBI

Realizado em parceria com Escola Eliezer Max e com apoio do IBI — Instituto Brasil-Israel, o Clube de Leitura Eliezer Max teve foco na literatura israelense produzida por autores contemporâneos, que escrevem em hebraico e têm tradução brasileira.

Com uma importante comunidade judaica há muitos séculos, o Brasil sempre teve escritores, tradutores e editores que trouxeram para o país a milenar tradição literária judaica, que influenciou a literatura brasileira. De algumas décadas para cá, essa tendência se intensificou com a tradução de autores contemporâneos israelenses, que escrevem em hebraico e vêm ganhando espaço em nosso mercado editorial.

O Clube de Leitura Eliezer Max pretende abrir uma porta de entrada para essa produção, que mostra a importância da literatura como consciência crítica de Israel. Além disso, a literatura ajuda a quebrar os estereótipos e os frequentes mal-entendidos em torno da cultura israelense.

O Clube de Leitura Eliezer Max integra o projeto editorial da Quatro Cinco Um em torno da literatura israelense, que inclui um espaço editorial na revista e no site e uma newsletter mensal. O projeto tem apoio do IBI — Instituto Brasil Israel.

Os dois primeiros encontros, em abril e maio de 2021, foram dedicados ao contista Etgar Keret, tendo a atriz Bianca Byington e a crítica literária Rosane Kohl Bines como leitoras convidadas. Em julho, a escritora paulista Noemi Jaffe conversou com os participantes sobre os poemas de Terra e paz, de Yehuda Amichai, da editora Bazar do Tempo. Em agosto a escritora Tatiana Salém Levy foi convidada para discutir Uma noite, Markovitch, de Ayelet Gundar-Goshen, publicado pela Todavia. Em setembro, o tradutor Paulo Geiger participou do encontro que discutiu Entre amigos, de Amós Oz, traduzido por ele e publicado pela editora Companhia das Letras.

As reuniões acontecem on-line sempre na segunda segunda-feira do mês, às 19h, pela plataforma Google Meets. A curadoria e a mediação são feitas pela revista dos livros e pela equipe pedagógica da escola, que por seu perfil progressista e pelo denso trabalho com a literatura é referência entre as escolas judaicas brasileiras.

Nota: No momento, os encontros deste clube de leitura estão suspensos. Acompanhe nossas redes sociais para saber de novidades.

———

Literatura em língua francesa

SUSPENSO

Última terça-feira do mês, às 19h
Parceria: Embaixada da França e Aliança Francesa de São Paulo

O Club de Lecture é realizado pela Quatro Cinco Um com apoio da Embaixada da França no Brasil e da Aliança Francesa de São Paulo e teve como objetivo explorar a duradoura relação dos leitores brasileiros com a literatura em língua francesa. Nos encontros mensais, grandes autores da literatura brasileira são convidados a falar sobre livros de autores francófonos, clássicos e contemporâneos, lançados no Brasil.

A curadoria, de Vincent Zonca, da Embaixada da França, Livia Carmona, da Aliança Francesa de São Paulo, e Paulo Werneck, da Quatro Cinco Um, explora as diferentes origens, expressões e sensibilidades da literatura contemporânea em língua francesa, que experimenta uma forte renovação nas últimas décadas. Imigração, cultura LGBTQIA+, colonialismo e decolonialismo, estéticas das periferias, literaturas de mulheres negras são alguns dos temas das obras pautadas, que têm forte conexão com a cena literária brasileira. A cultura literária francesa no Brasil passa por um momento de renovação, com novas gerações de tradutores, acadêmicos e editores.

O Club de Lecture integra o projeto editorial da Quatro Cinco Um em torno da literatura em língua francesa, que inclui um espaço editorial na revista e no site e uma newsletter mensal. O projeto tem apoio da Embaixada da França no Brasil.

Nos primeiros encontros, o romancista baiano Itamar Vieira Junior foi convidado a falar sobre As inseparáveis, romance de Simone de Beauvoir publicado pela Record, e o romancista cearense Alexandre Vidal Porto conversou com o autor marroquino Abdellah Taïa sobre seu romance Um país para morrer, publicado pela Nós.

As reuniões acontecem on-line na última terça-feira do mês, às 19h, pela plataforma Zoom. Os encontros são sempre em português — quando houver presença de autores falando francês, será oferecida a tradução simultânea.

Nota: No momento, os encontros deste clube de leitura estão suspensos. Acompanhe nossas redes sociais para saber de novidades.