Repertório 451 MHz,

Ditadura e literatura

O jornalista e escritor Bernardo Kucinski e a historiadora Heloisa Starling falam sobre como a ditadura militar brasileira é representada na ficção nacional no novo episódio do podcast 451 MHz

17jul2020

Está no ar o vigésimo segundo episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros! Duas vezes por mês, trazemos entrevistas, debates e informações sobre os livros mais legais publicados no Brasil. 

Em tempos de ascensão do autoritarismo, a literatura brasileira mostra interesse crescente pela ditadura militar (1964-85). Autor de romances e contos ambientados no Brasil dos anos 70, Bernardo Kucinski conversa com a historiadora e crítica Heloisa Starling sobre as representações literárias da tortura, da censura, do "desaparecimento" de pessoas e da repressão aos ideais democráticos.

Ouça o episódio aqui e agora: 

A página Repertório 451 MHz reúne os links para o último episódio e para os livros citados, listas, além de imagens, sugestões de leitura e outras indicações para se aprofundar nos temas discutidos. 

O podcast 451 MHz pode ser ouvido gratuitamente no site da revista e também nos principais tocadores de podcasts. Ele é publicado na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês. 

A apresentação é do editor Paulo Werneck e a direção é da jornalista Paula Scarpin, da Rádio Novelo, start-up de podcasts que produz o 451 MHz para a Associação Quatro Cinco Um. Para contribuir com a realização do podcast, convidamos você a fazer uma assinatura da Quatro Cinco Um, a revista dos livros.

Este episódio conta com o apoio da Todavia.

 

Companhia das Letras

Vamos abrir um parêntese para um anúncio da editora Companhia das Letras.
 
Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea.
 
Em sua nova obra, O avesso da pele, o autor traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato que lida com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares.
 
O avesso da pele é um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude. É uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira.
 
Saiba mais em www.companhiadasletras.com.br
 
Lembrando que assinantes Quatro Cinco Um têm desconto para compras direto no site da editora.

451 MHz — Ouvintes entusiastas

Se você gosta de ouvir o nosso podcast, a gente criou para você um plano especial de assinatura, o plano Ouvinte entusiasta. Isso mesmo. Igual ao Assinante Entusiasta da nossa edição impressa, você pode passar a nos ajudar a realizar o 451 MHz com R$ 20 por mês. Basta fazer uma assinatura — o plano Ouvinte entusiasta está aqui no nosso site — e esses R$ 20 são cobrados todo mês no seu cartão de crédito. Você pode entrar agora e sair quando você quiser. Com esse valor, você nos ajuda e produzir o programa. Em troca, a gente dá acesso ao nosso site e a todos os conteúdos publicados pela Quatro Cinco Um desde a nossa primeira edição. Você também ganha o seu nome no expediente da revista e também aqui no podcast — isso mesmo, a gente vai ler aqui no ar o nome das pessoas que estão nos ajudando a manter o programa em pé. Vai lá e faz a sua assinatura do Ouvinte entusiasta!

Os ouvintes entusiastas desta edição são:

Marcia Adorno
Patrícia Carneiro de Brito
Lucas Carvalho
Murilo Carvalho
Cecilia Castellini
Gabriel Navarro Colasso
Walter Craveiro
Kelly de Souza Ferreira
Luiza Franco
Caroline Greve
Julia Guarilha
Mariah Guedes
Sandrine Ghys
Leila Lima
Gabriela Néspoli
Ligia Helena Sales Nunes
Valeria Wey Barbosa de Oliveira
Luísa Plastino
Leni Manzatti Rodrigues
Debora Sader
Bruno Santana
Juliano Machado dos Santos
Gustavo Sénéchal
João Pedro de Souza
Tatiana Vargas
Leonardo Vilella
Flávia Bezerra Tone Xavier
Luiza Martins Wernec

O 451 MHz é uma produção da Rádio Novelo para a Quatro Cinco Um
Apresentação: Paulo Werneck
Direção: Paula Scarpin
Edição: Luiza Silvestrini, Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
Produção: Vitor Hugo Brandalise
Produção musical: Guilherme Granado e Mario Cappi
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Quatro Cinco Um
Coordenação digital: Juliana Jaeger
Gravado com apoio técnico da Som de Cena (SP).
Para falar com a equipe: [email protected].br