Repertório 451 MHz,

451 MHz #10: Biografias, Geringonça, Bolsonaro

O podcast da Quatro Cinco Um explora o ofício de escrever biografias e os cenários políticos do Brasil e de Portugal

13dez2019

Está no ar o décimo episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros! Duas vezes por mês, trazemos entrevistas, debates e informações sobre os livros mais legais publicados no Brasil. 

No programa desta semana os temas são biografias, Geringonça e Bolsonaro.

No primeiro bloco, o apresentador Paulo Werneck conversa sobre biografias com o escritor e tradutor norte-americano Benjamin Moser, autor de uma biografia sobre Clarice Lispector que ajudou a recolocar em nível mundial a escritora, que completa seu centenário em 2020, e Chico Felitti, autor de Ricardo e Vânia, que conta a vida do artista de rua Ricardo Correa da Silva, conhecido pejorativamente como "Fofão da Augusta".

No segundo bloco, Werneck fala sobre política com a socióloga, professora da USP e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) Angela Alonso e com Paulo Roberto Pires, colunista da Quatro Cinco Um e editor da revista Serrote.

O episódio fecha com uma conversa com o escritor e dirigente partidário Rui Tavares, o poeta e crítico literário Pedro Mexia e o escritor, humorista e analista político Ricardo Araújo Pereira, todos portugueses, sobre o cenário político de Portugal, que acaba de passar por uma eleição legislativa importante, e sobre o Brasil de Bolsonaro.

Ouça o episódio aqui e agora: 

A página Repertório 451 MHz reúne os links para o último episódio e para os livros citados, listas, além de imagens, sugestões de leitura e outras indicações para se aprofundar nos temas discutidos. 

O podcast 451 MHz pode ser ouvido gratuitamente no site da revista e também nos principais tocadores de podcasts. Ele é publicado na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês. 

A apresentação é do editor Paulo Werneck e a direção é da jornalista Paula Scarpin, da Rádio Novelo, start-up de podcasts que produz o 451 MHz para a Associação Quatro Cinco Um. Para contribuir com a realização do podcast, convidamos você a fazer uma assinatura da Quatro Cinco Um, a revista dos livros.

Bloco 1 (5:05)
Benjamin Moser e Chico Felitti


O escritor norte-americano Benjamin Moser [Beowulf Sheehan]

No primeiro bloco, Paulo Werneck conversa com dois premiados biógrafos, Benjamin Moser e Chico Felitti. Autor de Clarice (Companhia das Letras), Moser veio ao Brasil para lançar o livro Sontag: vida e obra, resenhado na edição de novembro da Quatro Cinco Um por Paulo Roberto Pires, convidado do segundo bloco. 


O escritor Chico Felitti [Marcus Leoni]

Felitti é autor de Ricardo e Vânia (Todavia), biografia do artista de rua que era conhecido pejorativamente como "Fofão da Augusta", resenhada por Moser em nossa edição de dezembro/janeiro. Felitti também prepara, para o ano que vem, uma biografia do médium João de Deus.

Além dos bastidores de produção das obras recém-lançadas e de curiosidades da vida dos biografados, a dupla fala sobre temas como homossexualidade marginalizada, fotografia e fé. Felitti comenta, ainda, sobre o perfil do poeta Ismar Tirelli Neto que será publicado na próxima edição da Quatro Cinco Um, de janeiro/fevereiro.

Parênteses (15:50)
Podcast Japan House

Acaba de chegar aí no seu tocador de podcasts o terceiro episódio do podcast da Japan House São Paulo feito em parceria com a Quatro Cinco Um. Estamos com três grandes episódios disponíveis no tocador: O assassinato do comendador, de Haruki Murakami, Ayako, de Osamu Tezuka, e Querida konbini, de Sayaka Murata. A literatura japonesa entrou no foco da Quatro Cinco Um durante todo este ano e, além deste podcast da Japan House, também vamos publicar agora na edição de janeiro/fevereiro um texto de memórias de infância de Haruki Murakami. O grande autor japonês relembra nesse texto um episódio em que ele e o pai abandonam juntos um gato, naquele clima de pós-Segunda Guerra no Japão. Falando em Murakami, em fevereiro sai no Brasil o segundo volume de O assassinato do comendador, um romance que está sendo resenhado pela grande crítica literária Leyla Perrone-Moisés na edição da Quatro Cinco Um de janeiro/fevereiro.

Bloco 2 (16:52)
Angela Alonso e Paulo Roberto Pires


Paulo Roberto Pires, colunista da Quatro Cinco Um [André Conti]

Dois observadores muito finos do Brasil contemporâneo conversam com o apresentador Paulo Werneck neste bloco: nosso colunista Paulo Roberto Pires, editor da Serrote e autor de Se um de nós dois morrer (Alfaguara/Companhia das Letras), e a professora da USP, pesquisadora do Cebrap e colunista da Folha de S.Paulo, Angela Alonso, que publicou na edição de dezembro/janeiro da Quatro Cinco Um um texto sobre o Roger Scruton, intelectual britânico conservador.

"No Brasil, temos tratado esses autores muito na linha do 'Olavismo', com um rebaixamento intelectual, e nem todos os autores que influenciaram os nossos, e mesmo nem todos os nossos conservadores, são tão indigentes intelectualmente", diz Alonso. Ela e Pires falam sobre a polarização no Brasil, o conceito de "oposição", o assassinato de pretos e pobres pelo Estado e o discurso bolsonarista que apela para a sexualidade.

Leia aqui as colunas de Paulo Roberto Pires na Quatro Cinco Um.

Bloco 3 (28:55)
Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e Rui Tavares 


O poeta, cronista e crítico literário Pedro Mexia [Ana Brígida]

No terceiro bloco, três convidados de Portugal comentam a Geringonça, governo de esquerda que assumiu o poder no país em novembro de 2015 e ajudou o país a sair de uma crise econômica e iniciar um ciclo de prosperidade. 


Ricardo Araújo Pereira [Gonçalo F. Santos]

São eles Ricardo Araújo Pereira, humorista, analista político e autor de livros como Estar vivo aleija (Tinta da China Brasil); Pedro Mexia, poeta, cronista, crítico literário, codiretor da Granta em língua portuguesa e autor de livros como As vidas dos outros (Tinta da China Brasil); e Rui Tavares, historiador, tradutor, político — um dos fundadores do partido político Livre — e autor de livros como Esquerda e direita: guia histórico para o século XXI (Tinta da China).


Rui Tavares [Nuno Ferreira Santos]

Os três exploram temas como o medo do anticomunismo, a força destrutiva da polarização, o papel das redes sociais nas eleições e a liberdade de imprensa como ingrediente fundamental para o funcionamento de uma democracia saudável.

Ficha técnica:
O 451 MHz é uma produção da Rádio Novelo para a Quatro Cinco Um
Apresentação: Paulo Werneck
Direção: Paula Scarpin
Edição: Luiza Silvestrini, Claudia Holanda, Ana Gabriela Nascimento, Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
Produção: Aline Scudeller
Produção musical: Guilherme Granado e Mario Cappi 
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Quatro Cinco Um
Coordenação digital: Kellen Moraes
Gravado nos estúdios Tyranosom (São Paulo) e Mixturas (Lisboa)
Para falar com a equipe: [email protected]