
Literatura infantojuvenil,
Inédito: novo livro da autora de ʽHarry Potterʼ
Escritora britânica J.K. Rowling anuncia livro infantojuvenil gratuito e competição de ilustração; leia os primeiros capítulos
26maio2020J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", está publicando um novo livro infantojuvenil. O Ickabog é um conto de fadas ambientado em uma terra imaginária, em formato de série, que está sendo disponibilizado online gratuitamente a partir de hoje (26/5). De segunda a sexta, até 10 de julho, ao menos um novo capítulo será lançado, totalizando 34.
O anúncio foi feito pela própria autora por meio de sua conta do Twitter, na qual disse que resolveu publicar a obra para “para que as crianças em isolamento social e mesmo as que estão indo à escola nestes tempos estranhos e perturbadores possam lê-la ou ter alguém que a leia para elas”. Escrita há dez anos e até então lida somente por seus dois filhos mais novos, a história estava guardada em uma caixa em seu sótão até poucas semanas atrás, na sua maior parte em forma manuscrita. “Abrir a caixa foi como abrir uma cápsula do tempo”, conta ela.

Reprodução
Na rede social, Rowling também anunciou que vai usar desenhos enviados por crianças para ilustrar a edição impressa, que deve ser lançado em novembro deste ano. “Sugerirei ideias para imagens à medida que avançamos, mas ninguém deve se sentir restringido por minhas idéias. Deixem sua imaginação correr solta!” A competição já está valendo para crianças do Reino Unido, da Irlanda, da Austrália, da Nova Zelândia, da Índia, dos EUA e do Canadá e, em breve, será lançada no Brasil, onde o livro será lançado pela editora Rocco.
Leia a seguir um trecho do comunicado que a Rowling enviou para a imprensa: “Algumas semanas atrás, durante o jantar, considerei timidamente a ideia de tirar O Ickabog do sótão e publicá-lo gratuitamente para crianças em isolamento social. Meus filhos, agora adolescentes, ficaram emocionados e entusiasmados com a ideia. Então a caixa empoeirada com os rascunhos desceu as escadas e, nas últimas semanas, estive imersa em um mundo fictício que nunca imaginei visitar novamente. Enquanto trabalhava para terminar o livro, comecei a reler os capítulos todas as noites para a família. Essa foi uma das experiências mais extraordinárias da minha vida de escritora, pois os dois primeiros leitores do Ickabog me contaram do que se lembravam quando eram pequenos e exigiram a reposição das partes que mais gostavam (e eu obedeci).”
Mais Lidas
A escritora também declarou que cederá 100% de seus royalties a projetos e organizações que ajudam os grupos mais afetados pela Covid-19. Os capítulos podem ser encontrados (por enquanto, somente em inglês) no site www.theickabog.com, que reúne ainda informações sobre a história e detalhes sobre a competição de ilustração.
Esse texto foi realizado com o apoio do Itaú Social.
Porque você leu Literatura infantojuvenil
Derretendo de paixão
Cupcake um pouco mimado e muito apaixonado por uma queijadinha marca estreia de Paulo Henriques Britto na literatura infantojuvenil
JUNHO, 2025
Mais de Redação Quatro Cinco Um
Edição de julho traz especial sobre Paulo Leminski
Leyla Perrone-Moisés, Tarso de Melo e Estrela Ruiz Leminski relembram o poeta curitibano, autor homenageado da Flip 2025, enquanto Marcelo Miranda escreve sobre a cena literária da cidade natal do escritor
JULHO, 2025