451,

Clube de leitura japonesa discute ‘Beleza e tristeza’, de Yasunari Kawabata

O livro acompanha um romancista na tentativa de se reconectar com uma antiga amante

29set2022 | Edição #62

Beleza e tristeza (Estação Liberdade, 2022), de Yasunari Kawabata (tradução de Lídia Ivasa), é o livro do encontro virtual que ocorrerá na quinta-feira, 27 de outubro, às 20h, com apresentação de Natasha Barzaghi Geenen, da Japan House, de Paulo Werneck, da Quatro Cinco Um, e participação do psicanalista Christian Dunker. 

O livro acompanha Oki Toshio, um romancista de sucesso, em seu retorno para Quioto na tentativa de se reconectar com uma antiga amante. O reencontro, sob novas circunstâncias, não ocorre como o esperado. Enquanto tenta dar conta das consequências duradouras de um breve caso de amor, a narrativa sutilmente traz à tona questões de tradição e modernidade.

Nobel de literatura em 1968, Kawabata nasceu em 1899, em Osaka. Apaixonado pelos clássicos japoneses, estudou literatura na Universidade Imperial de Tóquio e foi um dos fundadores da Bungei Jidai, revista influenciada pelo movimento modernista ocidental. O autor de O mestre de go suicidou-se em 1972. 

Dunker é psicanalista e professor titular do departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Recebeu o prêmio Jabuti por “Estrutura e constituição da clínica psicanalítica” (Anablume, 2012) e “Mal‑estar‑sofrimento e sintoma” (Boitempo, 2016). 

Os participantes do clube têm 30% de desconto no site da Estação Liberdade com o cupom JHSP451. Parceria Japan House São Paulo. Inscrições aqui.

Clube de leitura japonesa
27.10, às 20h 

Matéria publicada na edição impressa #62 em outubro de 2022.