Ilustração de Jeanne Detallante

451,

Edição de maio traz um especial sobre Virginia Woolf

As origens de Mrs Dalloway, romance escrito há cem anos, a genialidade das invenções harmônicas da autora, seus  diários e traduções e a atualidade da sua obra

01maio2025 • Atualizado em: 30abr2025

A Quatro Cinco Um de maio traz na capa Virginia Woolf, a “poeta da prosa”. No especial, Nara Vidal passeia pelas origens de Mrs Dalloway, romance escrito há cem anos. Leonardo Fróes escreve sobre a genialidade das invenções harmônicas da autora. Ana Carolina Mesquita analisa os diários da escritora britânica e suas traduções. Marcella Franco assina uma reportagem sobre a atualidade da obra de Woolf.

Os escritores Marçal Aquino e Rubem Fonseca (1925-2020), em foto tirada em 2017 na casa de Fonseca. No centenário do autor de Feliz ano novo, Lúcia McCartney e outros clássicos, Marçal Aquino relembra as histórias do “grande mestre” (Acervo pessoal)

A edição ainda celebra o centenário de Rubem Fonseca com um texto de Marçal Aquino; traz uma entrevista com a poeta vencedora do Pulitzer Tracy K. Smith, por Adriana Ferreira Silva; uma crônica de Otávio Haddad Cury sobre a Síria pós-Assad; além de resenhas do romance policial de Keigo Higashino, por Samir Machado de Machado; do relato de violência doméstica de Madalena Sá Fernandes, por Giovana Madalosso; dos contos de Eve Babitz, por Carol Bensimon; e do ainda atual romance de estreia de Elvira Vigna, por Schneider Carpeggiani.

Moradores de Damasco se reúnem no topo do monte Qasioun, antes restrito a militares, em janeiro de 2025. Otavio Haddad Cury escreve sobre o renascimento da Síria após a queda do regime de Bashar al-Assad e o fim de catorze anos de guerra civil no país (Ercin Erturk/Anadolu/Getty Images)

Mais na edição 93: uma crítica de Paulo Roberto Pires aos romances de Tati Bernardi e Vincenzo Latronico; as vivências trans na HQ de Kael Vitorelo, por Caio de Souza Tedesco; um retrato de Manuel Marsol da estranheza das novas amizades, por Rita da Costa Aguiar; e entrevistas com Vincent Bevins sobre as revoluções perdidas na década passada, por Tiago Aguiar, e com Izabella Cristo sobre seu romance inspirado em sua experiência como médica de uma UTI neonatal, por Iara Biderman.

Os escritores norte-americanos bell hooks e Cornel West (Angeletta K. M. Gour/Divulgação)

+ colunas: Juliana Borges traz os questionamentos de bell hooks e Cornel West sobre os espaços para os intelectuais negros; Humberto Brito fala das pegadinhas atrozes da política externa norte-americana; Ondjaki escreve sobre o medo do silêncio; e Renato Parada fotografa Luis Schwarcz. 

A edição traz destacados catorze livros e um listão com 113 lançamentos em 24 áreas.

Livros destacados na edição:

  1. A boba da corte (Fósforo), de Tati Bernardi.
  2. As perfeições (Todavia), de Vincenzo Latronico. Tradução de Bruna Paroni. 
  3. Partindo o pão: vida intelectual negra insurgente (WMF Martins Fontes), de bell hooks e Cornel West. Tradução de floresta.
  4. Dias lentos, encontros fugazes: o mundo, a carne e Los Angeles (Amarcord), de Eve Babitz. Tradução de Cecilia Madonna Young. 
  5. Filosofia do mamilo (Veneta), de Kael Vitorelo.
  6. A década da revolução perdida: a onda de manifestações que incendiaram o mundo (Boitempo), de Vincent Bevins. Tradução de Carlos Eduardo Matos. 
  7. Vida em Marte (Relicário), de Tracy K. Smith. Tradução de Stephanie Borges. 
  8. Uma fome tão afiada (Malê), de Tracy K. Smith. Seleção e tradução de Salgado Maranhão e Alexis Levitin.
  9. Mrs Dalloway: edição comemorativa dos 100 anos (Autêntica), de Virginia Woolf. Tradução de Tomaz Tadeu. 
  10. A devoção do suspeito X (Estação Liberdade), de Keigo Higashino. Tradução de Shintaro Hayashi. 
  11. Sete anos e um dia (Companhia das Letras), de Elvira Vigna.
  12. Leme (Todavia), de Madalena Sá Fernandes. 
  13. Astro (Baião), de Manuel Marsol. Tradução de Laís Varizi. 
  14. Amazônia: e eu com isso? (Peirópolis), de Nurit Bensusan.

Peraí. Esquecemos de perguntar o seu nome.

Crie a sua conta gratuita na Quatro Cinco Um ou faça log-in para continuar a ler este e outros textos.

Ou então assine, ganhe acesso integral ao site e ao Clube de Benefícios 451 e contribua com o jornalismo de livros independente e sem fins lucrativos.