A Feira do Livro tem mais 25 autores confirmados 

451, A Feira do Livro,

A Feira do Livro tem mais 25 autores confirmados 

Edição de 2025 do festival literário contará ainda com programação especial para os pequenos no novo Espaço Rebentos

28abr2025

A quarta edição d’A Feira do Livro, festival literário paulistano que acontece de 14 a 22 de junho, na praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu, divulgou sua segunda lista de autoras e autores confirmados. São mais vinte e cinco nomes, que somados aos quarenta da primeira leva já totalizam sessenta e cinco convidados. O anúncio de mais escritores e mediadores é esperado nas próximas semanas.

A partir do canto superior esquerdo, em sentido horário: o escritor Mario Prata; a editora, escritora e produtora gráfica Cecilia Arbolave; a poeta e tradutora Sofia Mariutti; e o escritor e roteirista Raphael Montes; o curador e diretor artístico da Pinacoteca de São Paulo Jochen Volz; e o cineasta Ugo Giorgetti (Divulgação)

A nova lista de autores do festival gratuito e a céu aberto realizado pela Associação Quatro Cinco Um e pela Maré Produções traz destaques da cena literária contemporânea brasileira, como a romancista e tradutora Bruna Dantas Lobato; o poeta, contista e romancista Fabrício Corsaletti; o escritor, dramaturgo, jornalista e cronista Mario Prata; a editora, escritora e produtora gráfica Cecilia Arbolave; a poeta e tradutora Sofia Mariutti; o poeta e romancista Glauco Mattoso; e o escritor e roteirista Raphael Montes, autor da novela Beleza fatal, sucesso da plataforma de streaming Max. Também estão confirmados o curador e diretor artístico da Pinacoteca de São Paulo Jochen Volz e o cineasta Ugo Giorgetti.

Entre os destaques internacionais, confirmaram presença o matemático e pesquisador britânico Alex Bellos, o escritor espanhol Jorge Carrión, a escritora colombiana María Ospina Pizano e o ator e escritor francês Panayotis Pascot.

Debates contemporâneos

Além da literatura e da poesia, a programação inclui diversos temas relevantes do debate público contemporâneo, tais como educação, ciência, direitos humanos, artes visuais, história do Brasil, formação de leitores, vida digital e combate ao racismo e à desigualdade econômica.

Da esquerda para a direita: a pesquisadora e advogada Luciana Silva Reis; o matemático Marcelo Viana; e a escritora e antropóloga Juliana Borges (Divulgação)

As ciências sociais, política e pesquisa, estão representadas por nomes como a cientista política Ana Silva Rosa, a socióloga Mariana Celano Amaral, a pesquisadora e advogada Luciana Silva Reis, o matemático Marcelo Viana, a escritora e antropóloga Juliana Borges, a advogada e diretora do Instituto Liberta Luciana Temer e os economistas Mariana Almeida e Pedro Fernando Nery.

No campo da educação, a nova leva traz a professora universitária Lola Aronovich e o professor universitário e poeta Josoaldo Lima Rêgo. Já no jornalismo e crônica, A Feira do Livro receberá o jornalista e escritor Pedro Doria e o escritor e jornalista Luís Henrique Pellanda. Como ocorreu nas edições anteriores do festival, a curadoria aposta na pluralidade de ideias, gerações e pontos de vista, buscando uma mistura entre perspectivas culturais, raciais, intelectuais, sociais e literárias.

Espaço Rebentos

A programação oficial, que nas últimas três edições d’A Feira acontecia simultaneamente em dois palcos, ganhará este ano um terceiro espaço. Além do Palco da Praça, montado diante da fachada histórica do estádio do Pacaembu, e do Auditório Armando Nogueira, que integra o Museu do Futebol, parceiro do festival literário desde sua criação, A Feira do Livro 2025 inaugura o novíssimo Espaço Rebentos, que vai receber a programação infantil oficial do evento. Serão bate-papos com autoras e autores, contações de histórias e outras atividades ligadas à literatura, à ilustração e ao livro. Todos os espaços são de livre acesso ao público, sem catracas nem cobrança de ingresso.

A curadoria do palco infantil será da jornalista e produtora cultural Juliana Vettore e da jornalista Jaqueline Silva, editora-assistente da Quatro Cinco Um, que coedita a seção de literatura infantojuvenil da revista. “Na estreia do Espaço Rebentos, a programação será inteiramente dedicada às crianças — de todas as idades. Com contações de histórias, conversas e oficinas, queremos ampliar, no palco, o trabalho editorial que a Quatro Cinco Um já realiza para aproximar novos leitores de novos livros”, destaca Vettore.

Simultaneamente, outros três espaços espalhados pela praça Charles Miller vão abrigar a programação paralela, que é pautada pelos expositores: os Tablados Literários. Em 2025, o patrocínio da Motiva — novo nome da CCR —, por meio do Instituto CCR, permitiu a ampliação da estrutura e da programação de um dos Tablados Literários, que recebe o nome de Espaço Motiva.

Livros na praça

Criado em 2022 a partir de contribuições de editores e livreiros, o festival literário paulistano chega à sua quarta edição e, pelo segundo ano seguido, terá duração de nove dias. Nesse período, mais de 150 expositores — editoras, livrarias e instituições ligadas ao livro e à leitura — vão ocupar a praça pública com o melhor da produção editorial brasileira. Nos três palcos principais e na programação paralela, autores e autoras vão realizar debates sobre literatura e atividades gratuitas em torno da cultura do livro.

Em 2024, mais de 170 convidados se apresentaram nos nove dias de festival, com um público auditado de 64 mil pessoas. Segundo os organizadores, a expectativa é que em 2025 esses números sejam superados com a inauguração de novos núcleos de programação e o retorno ao feriadão de Corpus Christi — o que não foi possível em 2024 em razão das obras na praça. 

A Feira do Livro 2024 na praça Charles Miller, em São Paulo (Filipe Redondo/Divulgação)

Os organizadores estimam que A Feira do Livro poderá atrair até 110 mil pessoas durante os nove dias de atividades. “Teremos mais dias livres para o público fruir A Feira do Livro e esperamos um público recorde”, afirma o editor Paulo Werneck, diretor da Quatro Cinco Um e um dos organizadores do festival.

Nesta sua quarta edição, A Feira do Livro reafirma sua relevância no cenário de eventos literários do país, com o patrocínio da Motiva, por meio do Instituto CCR, pelo segundo ano, e do Itaú, pelo terceiro ano consecutivo. Neste ano, o festival passou a contar ainda com o apoio do Pinheiro Neto Advogados e a seleção no edital Petrobras Cultural, com o patrocínio em fase final de negociação. Em 2024, A Feira do Livro teve patrocínio do Grupo CCR, do Itaú Unibanco e Rede, da TV Brasil e da Rádio Nacional de São Paulo.

A Feira do Livro é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos dedicada à difusão do livro e da leitura no Brasil, Maré Produções, especializada em exposições e feiras culturais e em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Serviço

A Feira do Livro
14 a 22 de junho de 2025
Praça Charles Miller – Pacaembu – São Paulo/SP
Entrada gratuita