A autora japonesa Hiroko Oyamada (Shinchosha Publishing Company/Divulgação)

451, Literatura japonesa,

‘A Fábrica’, de Hiroko Oyamada, será tema no Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um

Autora constrói um olhar sobre o trabalho na contemporaneidade no seu primeiro romance publicado no Brasil, que será debatido com a escritora Sofia Nestrovski no dia 27 de fevereiro

07fev2025 • Atualizado em: 11fev2025

A Fábrica, romance de Hiroko Oyamada, será debatido com os leitores e a escritora Sofia Nestrovski no Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um que acontece no dia 27 de fevereiro (quinta-feira) às 19h, via Zoom. O livro é o primeiro da premiada autora japonesa publicado no Brasil, pela Todavia, com tradução de Jefferson José Teixeira. Inscrições neste link

Na história, Oyamada constrói um olhar sobre o trabalho na contemporaneidade por meio das histórias fictícias de três jovens. Ao se debruçar sobre o contexto fabril, a vencedora dos prêmios Akutagawa e Shincho desvenda um ambiente cheio de nuances e segredos. 

As vivências dos personagens retratados no romance revelam um ambiente de trabalho envolto em angústias e desilusões. Descrevendo o complexo a partir das vozes de três trabalhadores, a escritora perpassa a divisão do trabalho na Fábrica, seu poder de controle e seu impacto na vida dos operários. 

Com a representação de figuras animalescas, A Fábrica metaforiza seu questionamento sobre as leis do trabalho. Em uma linha kafkiana, Oyamada mescla sátira, surrealismo e relatos pessoais baseados em sua própria experiência trabalhando como funcionária temporária antes de se tornar escritora.

Nascida em Hiroshima, Hiroko Oyamada é escritora e graduada em literatura japonesa. Em 2010, A Fábrica rendeu à autora o Prêmio Shincho para Novos Escritores. Em 2013, a escritora foi novamente premiada, dessa vez com o Akutagawa por Ana, uma história publicada na revista literária japonesa Shincho.

Participantes do clube têm 20% de desconto na compra de A Fábrica pelo site da livraria Martins Fontes Paulista por meio do cupom JHSP451FABRICA. O cupom fica vigente entre 01/02 e 28/02 e é válido para um único uso por CPF.

Literatura japonesa

Desde 2019, o clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza.

Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta do mês. Em março de 2024, quando a parceria atingiu a marca de cinquenta encontros com leitores, a Japan House São Paulo lançou uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um.

Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um

Livro: A Fábrica, de Hiroko Oyamada
Data: 27 de fevereiro
Horário: 19h 
Local: on-line
Valor: gratuito
Inscrição: neste link (vagas limitadas)

Editoria com apoio Japan House São Paulo

Desde 2019, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a Quatro Cinco Um uma cobertura especial de literatura japonesa, um clube de leitura e eventos especiais.