Infantojuvenil,

Matias, 7, Rio de Janeiro, RJ

A Quatro Cinco Um selecionou os melhores livros para crianças e jovens publicados no Brasil em 2018 e convidou jovens leitores de diferentes regiões a resenhar um de seus prediletos

27nov2018

O livro é do Lázaro Ramos e foi ilustrado pelo Mauricio Negro. Na capa, parece que a Maria está concentrada e pensando no que escrever. A capa tem o fundo azul, com um pouco de amarelo, e a Maria tem o cabelo crespo bem grande. Ela usa uma roupa de joaninha e um arquinho com um laço na cabeça. Está segurando um livro, igual ao que tem na capa do Caderno de Rimas do João, que é o irmão dela (que também é muito legal!). Como eles são irmãos e acho que ela gostou do trabalho que ele fez no livro dele, ela escreveu o Caderno sem rimas

Palavras

Maria escreveu sem rimas porque gosta de inventar palavras e passa o livro inteiro explicando as palavras que inventou. Gostei muito da palavra ESPLECOROSO, que serve pra tudo que é muito legal, tão legal que não tem palavras para explicar. A palavra ATRAPALHANTE também é muito divertida. 

Na verdade a Maria implica muito com o irmão, e gosta quando ele diz que ela é atrapalhante… ela é muito brincalhona. Mas a palavra de que eu mais gostei foi LIBERDEITO, que ela usa pra explicar que meninos e meninas tem o mesmo direito de poder ser como quiserem. Nessa página ela aparece igual à Estátua da Liberdade, mas negra, com um sorvete rosa na mão e com uma roupa muito colorida.

O livro é muito bonito, mas achei meio complicado de entender. Li com meus pais e perguntei muitas coisas pra eles. O livro fala que as pessoas todas têm os mesmos direitos. Acho que todas as crianças deveriam ler esse livro, mas com uma ajudinha… Ler com um adulto pode ser muito divertido e ajuda a entender melhor. E também tem tanta palavra nova que a Maria inventa e ensina, acho que pode ser divertido criar outras palavras em casa pra se divertir com todo mundo.

Quem escreveu esse texto

Matias Melquiades

É do Rio de Janeiro (RJ) e, em 2018, aos 7 anos, participou do especial infantojuvenil da Quatro Cinco Um.