Infantojuvenil,
Maria Eugênia, 11, Teresina, PI
A Quatro Cinco Um selecionou os melhores livros para crianças e jovens publicados no Brasil em 2018 e convidou jovens leitores de diferentes regiões a resenhar um de seus prediletos
27nov2018 | Edição #16 out.2018A droga da obediência se passa em São Paulo, onde Miguel, estudante e presidente do grêmio do colégio Elite, esconde um segredo, que apenas ele e mais três amigos (Calú, Crânio e Magri), do seu grupo secreto Os Karas, sabem. Os quatro jovens se reúnem em um esconderijo secreto para investigar casos e selecionar mistérios, inclusive os terríveis crimes que vêm atacando a cidade nos últimos meses.
Durante as reuniões do grupo dos Karas, um misterioso barulho tira a atenção e o foco dos estudantes. Todos se entreolham. Será que descobriram o seu segredo ou seu esconderijo?
A droga da obediência traz um enredo bastante interessante, em que o suspense predomina em todas as 192 páginas da narrativa. Além disso, traz consigo algo muito comum entre os jovens de hoje em dia: os clubinhos secretos em que se contam novidades, fofocas, entre outros. Além de suspense, Pedro Bandeira soube rechear na medida certa o romance entre os personagens da narrativa.
Temáticas
O livro apresenta diversas temáticas como a amizade, o trabalho em equipe, inclusive o respeito ao próximo, mantendo a ideia de que não devemos privar os outros ou submetê-los aos nossos comandos, impedindo-os de que tenham liberdade de ser quem são, a ponto de seguirem apenas a nossa vontade.
A droga da obediência te convida para ser também um detetive, pois como diz Crânio, o gênio dos Karas, “estamos agindo contra uma organização poderosíssima, com algum tipo de experiência maluca e macabra”.
O livro me encantou, é para jovens, mas até adultos não conseguem resistir ao suspense que nos prende da capa até o ponto final. Eu recomendo a todos os apaixonados por investigação e desejo uma ótima leitura.
Mais Lidas
Matéria publicada na edição impressa #16 out.2018 em outubro de 2018.