Revoar,

Entre a ciência e a política

Como a democratização da informação ajuda a combater as ‘fake news’ em torno dos problemas climáticos

26nov2020 - 04h51

Entender e democratizar a informação sobre o que está acontecendo no planeta é o primeiro passo para não cair em algumas armadilhas de grupos que buscam suprimir os problemas climáticos.

Para além de diagnosticar o problema, é importante pensar em soluções coletivas, como o que fazer para desacelerar a emissão dos gases que provocam o efeito estufa, por exemplo, ou como a sociedade vai precisar se adaptar aos impactos da mudança do clima. 

Por isso, a temporada inicia trazendo a explicação de conceitos que vão desde os introdutórios, como o que são as mudanças climáticas, até as formas de como o fenômeno afeta a vida e o bem-estar.

 

Em Entre a ciência e a política, Conrado Hübner Mendes e Joana Setzer conversam com o professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP, e com a ativista socioambiental e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O episódio também conta com uma participação internacional muito especial: a professora Tamsin Edwards do Kings College London.

Revoar é publicado semanalmente, às quintas-feiras, sempre no começo do dia. A temporada Crise Climática e Democracia é apresentada por Joana Setzer e Conrado Hubner, com produção da Rádio Novelo. Para falar diretamente com a equipe, escreva para r[email protected].

Acompanhe o Revoar também no Instagram.

O podcast é uma produção da Rádio Novelo para o LAUT
Apresentação: Conrado Hübner Mendes e Joana Setzer
Coordenação: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise.
Produção: Clara Rellstab
Edição: Claudia Holanda 
Pesquisa: Alice Amorim e Marcelo Oliveira
Música original: Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace 
Coordenação digital: Karina Oliveira e Bia Ribeiro
Distribuição: Bia Ribeiro
Redes sociais: Luisa Plastino e Marcelo Oliveira
Para falar com a equipe: [email protected]