Revoar,

Clima e desenvolvimento em pauta

A ex-ministra Izabella Teixeira e o sociólogo Ricardo Abramovay discutem o que a sociedade civil pode fazer em defesa do meio ambiente quando o governo não age

01dez2020 - 18h59

A proteção do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico podem parecer, à primeira vista, pautas inconciliáveis. O conceito de desenvolvimento sustentável, consagrado em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (Eco-92), busca aliar essas questões aparentemente separadas.
 

O Brasil desempenhou um papel importante na Eco-92 e tornou-se protagonista nas negociações internacionais sobre clima, meio ambiente e sustentabilidade. De modo inovador, a Constituição de 1988 garantiu o direito ao ''meio ambiente ecologicamente equilibrado" e impôs à coletividade o dever de preservá-lo para gerações futuras. Além disso, o país assumiu compromissos internacionais para enfrentar o aquecimento global e diminuir a emissão dos gases do efeito estufa. 

A história do Estado brasileiro, no entanto, não é feita somente de avanços. Em pleno 2020, as metas e os discursos oficiais do governo federal sobre preservação do meio ambiente, especialmente das regiões da Amazônia e do Pantanal, foram drasticamente modificados. O que a sociedade civil pode fazer quando governos não agem para implementar soluções climáticas para o futuro? E o setor privado?

Para trazer reflexões sobre o assunto, o Revoar convida a bióloga Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, e o sociólogo Ricardo Abramovay, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP. O Revoar é publicado semanalmente, às quintas-feiras, sempre no começo do dia. A temporada Crise Climática e Democracia é apresentada por Joana Setzer e Conrado Hubner, com produção da Rádio Novelo. Para falar diretamente com a equipe, escreva para [email protected].

Acompanhe o Revoar também no Instagram.

Ficha técnica:

O podcast é uma produção da Rádio Novelo para o LAUT
Apresentação: Conrado Hübner Mendes e Joana Setzer

Coordenação: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise.
Produção: Clara Rellstab

Edição: Claudia Holanda 
Pesquisa: Alice Amorim e Marcelo Oliveira
Música original: Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace 
Coordenação digital: Karina Oliveira e Bia Ribeiro
Distribuição: Bia Ribeiro
Redes sociais: Luisa Plastino e Marcelo Oliveira
Para falar com a equipe: [email protected]