Revoar,
Clima e desenvolvimento em pauta
A ex-ministra Izabella Teixeira e o sociólogo Ricardo Abramovay discutem o que a sociedade civil pode fazer em defesa do meio ambiente quando o governo não age
01dez2020Ouça mais Episódios
A proteção do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico podem parecer, à primeira vista, pautas inconciliáveis. O conceito de desenvolvimento sustentável, consagrado em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (Eco-92), busca aliar essas questões aparentemente separadas.
Mais Lidas
O Brasil desempenhou um papel importante na Eco-92 e tornou-se protagonista nas negociações internacionais sobre clima, meio ambiente e sustentabilidade. De modo inovador, a Constituição de 1988 garantiu o direito ao ''meio ambiente ecologicamente equilibrado" e impôs à coletividade o dever de preservá-lo para gerações futuras. Além disso, o país assumiu compromissos internacionais para enfrentar o aquecimento global e diminuir a emissão dos gases do efeito estufa.
A história do Estado brasileiro, no entanto, não é feita somente de avanços. Em pleno 2020, as metas e os discursos oficiais do governo federal sobre preservação do meio ambiente, especialmente das regiões da Amazônia e do Pantanal, foram drasticamente modificados. O que a sociedade civil pode fazer quando governos não agem para implementar soluções climáticas para o futuro? E o setor privado?
Para trazer reflexões sobre o assunto, o Revoar convida a bióloga Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, e o sociólogo Ricardo Abramovay, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP. O Revoar é publicado semanalmente, às quintas-feiras, sempre no começo do dia. A temporada Crise Climática e Democracia é apresentada por Joana Setzer e Conrado Hubner, com produção da Rádio Novelo. Para falar diretamente com a equipe, escreva para [email protected].
Acompanhe o Revoar também no Instagram.
Ficha técnica:
Coordenação: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise.
Produção: Clara Rellstab
Música original: Mari Romano