Quatro Cinco Um,

Depois de Fernanda Montenegro, assinantes recebem pôster de Machado de Assis

Até 30 de novembro é possível receber o mimo aderindo ao plano Assinante Associado, que dá direito a benefícios

14nov2019 - 17h05

Em homenagem ao nosso maior escritor, durante o mês de novembro a Quatro Cinco Um oferece, em parceria com o Instituto Moreira Salles, um pôster de Machado de Assis a todos os leitores que tenham optado pelos planos Assinante Associado, Clube 451 ou Assinante Entusiasta.

Pôster oferecido aos assinantes, em parceria com o IMS

Para receber o seu, basta fazer uma assinatura até o dia 30 de novembro, optando por um desses planos. Os exemplares vendidos em livrarias e bancas não contêm o pôster. O pôster mede 34 x 46 cm (aproximadamente o tamanho da revista aberta) e tem tiragem limitada, feita exclusivamente para essa ocasião, e não pode ser vendido separadamente. 

A ação faz parte da campanha de assinaturas que a Quatro Cinco Um está realizando desde outubro, quando foi publicado o já histórico ensaio fotográfico que a fotógrafa Mariana Maltoni fez com a atriz Fernanda Montenegro. A foto que mostra a atriz fantasiada de bruxa numa fogueira de livros foi oferecida aos assinantes da revista num pôster especial.

O plano Assinante Associado (R$ 23/mês) o leitor recebe a revista em casa, pelo mesmo preço da banca de jornal, e ainda recebe benefícios concedidos pela revista e por seus parceiros, como descontos de até 30% em editoras como Companhia das Letras e Estação Liberdade, descontos em cursos, museus, eventos até design de moda autoral. 

A Quatro Cinco Um é um projeto cultural sem fins lucrativos cujo modelo de financiamento prevê a participação dos próprios leitores, por meio de assinaturas, nos moldes do jornalismo comunitário que vem crescendo em diversos países. Em reação à  ascensão do obscurantismo e das ameaças à liberdade de expressão, as sociedades democráticas apoiam a imprensa independente por meio de assinaturas.

A Quatro Cinco Um é uma revista independente, que pretende pôr o livro no centro do debate brasileiro, partindo da premissa de que não existe sociedade desenvolvida e livre sem uma circulação de livros ampla, plural e democrática. 

Machado

Machado de Assis é a estrela da capa da edição de novembro da revista dos livros, que celebra a produção intelectual negra com um conjunto de resenhas de livros de autores afrodescendentes de diversos países — inclusive Machado, a quem foi atribuída a autoria de um livro de crônicas que acaba de ser lançado.

Para a capa, foi escolhida a provocativa imagem produzida pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela Agência Grey, que colorizaram um retrato clássico do autor de Dom Casmurro para realçar o tom negro de sua pele, historicamente embranquecido nos livros, revistas e jornais.

Os assinantes dos planos Assinante Associado, Clube 451 e Assinante Entusiasta recebem, junto com seu exemplar da edição de novembro, um pôster com um outro retrato de Machado, dos anos 1880, que mostra um homem elegante, com seu proverbial pincenê, porém com cabelo e barba menos compostos que no retrato da capa. A foto, que por muito tempo foi atribuída a Marc Ferrez por se encontrar no arquivo do fotógrafo francês, tem autoria desconhecida.