Quatro Cinco Um,

451 MHz é eleito um dos melhores podcasts de 2019

Podcast da revista dos livros foi escolhido pela Apple como um dos melhores do ano

03dez2019 - 17h44

O podcast da revista dos livros foi incluído pela Apple entre os melhores podcasts brasileiros do ano. A informação foi divulgada hoje, pela equipe da Apple Podcasts, para os editores da Quatro Cinco Um.

Lançado em julho de 2019, às vésperas da Flip, o 451 MHz tem a mesma abrangência da revista impressa: cobre potencialmente mais de 20 diferentes áreas, tendo a literatura como eixo organizador. A cada programa, em três blocos independentes, escritores, críticos, colaboradores da revista e outros profissionais das letras e da edição de livros debatem lançamentos com o apresentador Paulo Werneck.

Nos nove episódios (e um bônus) já publicados até agora, Werneck conversou tanto com intelectuais consagrados, como Heloisa Buarque de Hollanda, Paulo Lins, José Murilo de Carvalho, Sérgio Augusto e Luiz Felipe de Alencastro, quanto com autores iniciantes, como Mel Duarte, Otávio Júnior e Jarid Arraes.

O programa discute tanto o mainstream editorial quanto a rica produção independente e procura abordar assuntos da atualidade — tais como segurança pública, política, racismo e feminismo —, notícias importantes no debate cultural — a biografia de Fernanda Montenegro, a programação da Flip — e achados e notícias interessantes para quem gosta de livros, como a entrevista com Maristela Calil e Ricardo Lombardi, donos de sebos em São Paulo.

O podcast 451 MHz tem alcance de cerca de 9,5 mil downloads por episódio, segundo dados fornecidos pela Rádio Novelo, e é publicado nas principais plataformas de podcasts na primeira e na terceira sexta-feiras de cada mês. Quem optar por ouvir diretamente no site da revista pode acompanhar, na página Repertório 451 MHz, os livros, textos e referências citados pelos entrevistados, além de sugestões de leitura e outras informações para aprofundar a discussão do programa.

A produção do podcast 451 MHz é da Rádio Novelo, start-up de podcasts que teve outros projeto — o Foro de Teresina, da revista Piauí — entre os melhores de 2019, ao lado do podcast para quem lê até com os ouvidos. A direção é de Paula Scarpin, a produção, de Aline Scudeller, a edição de Évelin Argenta e a coordenação de distribuição de Kellen Moraes.

O podcast é oferecido gratuitamente: não é necessário pagar para assiná-lo ou para ouvir os episódios individualmente. Sua realização é garantida por recursos das assinaturas da revista e por apoiadores, por meio de inserções publicitárias. A Amazon Kindle apoia o 451 MHz desde o primeiro episódio. O programa também teve o apoio de Buxclub, MaxiMilhas e Instituto Vera Cruz.