Literatura em língua francesa,

Em 2021, mais espaço para ficção e poesia

Quatro Cinco Um amplia sua cobertura sobre literatura brasileira e literatura em língua francesa

24dez2020 - 00h18 | Edição #41 jan.2021

Em 2021, a Quatro Cinco Um amplia sua cobertura de livros de ficção e poesia por meio de novos apoios institucionais, voltados para dois campos centrais da produção editorial: literatura brasileira, editoria que ganha a chancela do Itaú Cultural, e livros de autores de língua francesa publicados no Brasil, com apoio da Embaixada da França. Assim, a revista aumenta o número de páginas e desenvolve eventos e produtos digitais dedicados a essas áreas, que desde a primeira edição, de 2017, estão cobertas pela pauta da Quatro Cinco Um, porém sem a regularidade de uma seção fixa. 

Literatura japonesa (Japan House São Paulo), literatura infantojuvenil (Itaú Social) e divulgação científica (Instituto Serrapilheira, que apoiou nossa cobertura multimídia na área em 2019 e 2020) são outras editorias relevantes que foram ampliadas por meio de apoios institucionais. 

Interesse renovado

O apoio para a cobertura de livros de autores de língua francesa publicados no Brasil reforça a presença constante, na revista, dos livros originalmente escritos em francês e publicados no Brasil, uma antiga relação intelectual que vem se renovando e se tornando mais plural e diversa. Do panteão de clássicos como Michel Foucault e Simone de Beauvoir — que já estamparam a capa da revista — aos contemporâneos como Alain Mabanckou, Charlotte de Castelnau-L’Estoile ou Elisa Shua Dusapin, as editoras brasileiras vêm renovando, no século 21, o interesse em torno das obras de ficção e de não ficção em língua francesa. 

A seção pretende captar esse movimento editorial, impulsionado tanto pelo campo literário quanto por ciências humanas, psicanálise, história e outras áreas do conhecimento. O diálogo entre autores franceses e brasileiros também está no foco. Um clube de leitura, com debates entre leitores convidados (críticos, escritores, jornalistas, tradutores, editores) e o público participante, vai discutir a partir de fevereiro obras clássicas e contemporâneas. Os detalhes dos encontros serão publicados no site e na newsletter da Quatro Cinco Um.

No dia 28, a Nuit des Idées (Noite das Ideias), evento realizado pelo governo francês simultaneamente em diversas cidades do mundo, inclusive Brasília, Belém, Belo Horizonte e Porto Alegre, celebra a ideia de proximidade com o tema “Mais próximos”. 

Matéria publicada na edição impressa #41 jan.2021 em dezembro de 2020.