451,

Veja 4 opções de capa da edição de março

Os ilustradores Celso Longo e Daniel Trench divulgam ilustrações inéditas feitas para a Quatro Cinco Um deste mês

25mar2020 - 01h32

Criadores do projeto gráfico da Quatro Cinco Um, Celso Longo e Daniel Trench (@cldt.design) estão por trás de diversas imagens de capa da revista — incluindo a da edição de março, que traz um especial sobre liberdade e autoritarismo em tempos de exceção, feito em parceria com o Laut, novo centro de pesquisa que está repensando o direito e a democracia no Brasil.

A dupla topou divulgar aos leitores da Quatro Cinco Um quatro ilustrações criadas exclusivamete para a edição de março — infelizmente, só pudemos escolher uma, mas você pode apreciar as demais opções a seguir.

 

“Todas as capas tratam da temática do direito e da justiça no Brasil de hoje por meio da articulação de um imaginário popularmente associado a esse universo. Nessas opções, a imagem de Thêmis, a deusa da justiça, ganha um ‘óculos da lacração’, na crença de que um meme vale mais do que mil palavras”, diz Trench.

 

“Aqui”, continua Trench, “é o malhete, o martelo do juiz, quem conduz, ou estraçalha, a história. Na ilustração ao lado, temos a beca do juíz acéfalo — ou a capa de um super qualquer coisa. Rodas partem de um registro super gráfico, caro a nós, designers — daí o que pode haver de pop nelas”.

A imagem escolhida para estampar a capa da ediçao #32 mostra a Thêmis pop em contraste com um fundo vermelho. "Escolhemos a imagem da deusa da justiça com o fundo vermelho porque a cor dá o tom de violência e de emoção que o momento pede”, diz Julia Monteiro, diretora de arte da Quatro Cinco Um.

Longo e Trench, que trabalham juntos desde 2008, têm em seu currículo trabalhos para diversas instituições culturais, como o Instituto Moreira Salles, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Sesc Pompeia e o Museu de Arte Moderna de São Paulo, além do Nexo Jornal e das editoras Cobogó e Movimenta. Longo é arquiteto e mestre em design e arquitetura pela FAU-USP e professor e coordenador do núcleo de design da Escola da Cidade. Trench é bacharel em artes plásticas pela FAAP e mestre pela ECA-USP, editor de arte da revista Serrote e professor de design visual na ESPM.

Clique aqui e navegue por todas as capas da Quatro Cinco Um.