451,

A Quatro Cinco Um de novembro traz a sexta edição do especial de literatura negra

Um ensaio de Scholastique Mukasonga, entrevistas com Lilia Guerra, Robert Jones Jr e Mohamed Mbougar Sarr e mais

13nov2023 | Edição #75

A capa da edição de novembro, com o escritor Robert Jones Jr [Divulgação]

A Quatro Cinco Um de novembro traz a sexta edição do especial de literatura negra. Na capa, um retrato tirado por Naima Greene de Robert Jones Jr em Nova York, onde vive o autor de Os profetas (Companhia das Letras), que foi entrevistado pela jornalista portuguesa Isabel Lucas e teve o romance resenhado por Ronaldo Vitor para esta edição. O primeiro romance de Jones Jr. busca responder como eram as relações amorosas queer entre negros escravizados nos Estados Unidos colonial.

A escritora brasileira Lilia Guerra e o senegalês Mohamed Mbougar Sarr [Renato Parada / Divulgação]

O especial traz ainda um ensaio de Scholastique Mukasonga sobre a experiência do exílio, entrevistas com a brasileira Lilia Guerra e o senegalês Mohamed Mbougar Sarr sobre seus lançamentos e resenhas do livro de poemas de Jorge Augusto, da HQ de Marcelo D’Salete, do romance de estreia de Luciany Aparecida, de uma seleção de crônicas de Ruth Guimarães e do mais conhecido romance do Nobel Abdulrazak Gurnah, além de um listão especial com 17 títulos.

Também na edição: um compilado de notas sobre Susan Sontag, uma análise das peculiaridades da desigualdade racial no Brasil segundo Muniz Sodré e um resgate da história da presença e resistência das livrarias negras. Há ainda textos sobre o fascismo de Salazar em Portugal, a obra de Bruno Paes Manso que expõe um país entre a ‘Bíblia’ e a bala, uma coletânea de contos por escritoras indígenas, a história de uma viajante antifacista e queer e os novos romances da escritora japonesa Aoko Matsuda e da portuguesa Joana Bértholo.

Como sempre, abrindo a revista, a seção Fichamento traz uma entrevista com um autor sobre seu lançamento — deste vez, Aldri Anunciação; a Folha de Rosto, coluna de Renato Parada, exibe um retrato de Cida Bento; além de crônicas de Djaimilia Pereira de Almeida, Humberto Brito e Ondjaki, colunistas da revista ao lado de Paulo Roberto Pires, Bianca Tavolari e Renan Quinalha.

A edição traz destacados dezenove livros e um listão com 104 lançamentos em vinte áreas.

Matéria publicada na edição impressa #75 em outubro de 2023.